terça-feira, 23 de novembro de 2010

APOSENTADORIA

recado para orkut

Hoje solicitei minha aposentadoria depois de mais de 25 anos trabalhando com educação em escola pública, seja como professora seja como diretora de escola.
Encerro esta minha carreira com bastante alegria e paz de espírito, pois sempre dei o máximo de mim para que o meu trabalho fosse de qualidade.

E assim como encerro minha carreira profissional na escola pública, encerro também as postagens neste blog, pois é hora de mudar. Meus interesses a partir de agora serão outros.

AGRADEÇO A TODOS QUE COMPARTILHARAM COMIGO AS IDÉIAS POSTADAS NESTE BLOG.

DESEJO BOA SORTE A TODOS QUE CONTINUARÃO A TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA!!!

E...

recados para orkut

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ALFABETO CORPORAL

Oi e Olá

Quando o professor  planeja o seu trabalho educacional e se detem no desenvolvimento das linguagens, tendo em vista a amplitude das diferentes formas de linguagem que fazem parte da vida expressiva do ser humano, é muito comum que a linguagem corporal seja relegada a um segundo plano, mesmo na Educação Infantil. 
Ao tomar conhecimento do livro "Alfabeto Corporal", numa palestra ministrada pela autora Maria Augusta Sanches Rossini, pude entender a importância do movimento corporal no desenvolvimento da criança, já que sua prática estimula o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos bio-psico-social-emocional.
Conforme a autora, ter a oportunidade de se expressar corporalmente é fundamental para aliviar tensões e relaxar, em qualquer idade, e para as crianças não alfabetizadas é uma excelente atividade de prontidão, visto que ela interioriza corporalmente o alfabeto antes de conhecer os símbolos.
Para os interessados no assunto, recomendo visitar o site da autora e ampliar mais os conhecimentos sobre este assunto. É bem interessante.
http://www.mariaaugustarossini.com.br/

Segunda Feira

sábado, 6 de novembro de 2010

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

recado para orkut

Achei curiosa a união destas duas palavras, pois, às vezes, separadamente, elas são entendidas como molas propulsoras das atitudes humanas que partem de direções opostas.

O que seria, então, a inteligência emocional?
Pensar as emoções, racionalizar os sentimentos, usar a inteligência para entender como se sente e direcionar melhor as reações emocionais?

Aqui o foco da reflexão diz respeito à inteligência emocional no trabalho.
Pesquisas tem revelado que os profissionais de educação estão tendo dificuldades para equilibrar-se, emocionalmente, diante das condições de trabalho a que estão sujeitos e isto tem gerado problemas sérios de saúde.
Não desmerecendo a importância da discussão sobre a luta necessária para mudar estas condições, esta postagem parte do pressuposto de que enquanto estas mudanças não chegam, e se vamos continuar nesta profissão,  cada um tem que procurar meios de fazê-lo sem perder a saúde.
E isto se aplica não somente a nossa profissão.
Talvez, o entendimento da inteligência emocional e de como podemos usá-la para melhor obtermos resultados em nosso trabalho, bem como apropriar-se da concepção de que nossas emoções podem ser educadas, possa nos ajudar.

Vejam alguns sites que podem fornecer informações interessantes sobre o assunto:
http://www.saudeetrabalho.com.br/download_2/inteligencia-emocional-psiconsult.pdf
http://www.din.uem.br/ia/emocional/
http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/4411/inteligencia-emocional-no-trabalho.html
http://intersaberes.grupouninter.com.br/3/arquivos/5.pdf


recados orkut

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: FALTA DE LIMITES, DE VALORES, DE ÉTICA?

recados orkut

A relação entre a violência e a cultura da vaidade, foi a abordagem utilizada pelo professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Yves de La Taille, para analisar a questão da violência na escola.
Alguns pressupostos foram apresentados, por ele, como embasamento a esta abordagem que merecem aqui um destaque, como pontos de reflexão para nós educadores, no sentido de analisarmos a nossa prática e desenvolvermos estratégias mais eficazes no combate à violência:
  • há uma tendência para encarar a violência como uma questão patológica;
  • ao generalizar a violência corre-se o risco de naturalizá-la;
  • não se deve esquecer que a moral e ética são ferramentas que tem o papel de se antecipar à violência;
  • é preciso que a educação elabore estratégias de educação moral e formação ética;
  • na cultura da vaidade se valorizam representações de si vazias e heterônomas;
  • em tal cultura, subjulgar o outro pode ser um fator de identidade e de orgulho;
  • o respeito moral depende do respeito de si mesmo;
  • é necessário opor a uma cultura de vaidade uma cultura de autorrespeito.
Todos que trabalham com educação sabem o quanto, cada dia mais, está difícil lidar com a agressividade das crianças e dos adultos também.
Com certeza, a abordagem apresentada pelo professor Yves, não dá conta da totalidade dos casos de violência, contudo, acredito que os aspectos levantados por ele, merecem ser estudados e analisados.
recado para orkut

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO

orkut recados

Não deixe de assistir ao documentário sobre publicidade, consumo e infância, que tive a oportunidade de ver no dia de ontem durante a palestra de Lais Fontenelle Pereira, coordenadora de Educação e Pesquisa do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana (http://www.alana.org.br/).
De extrema importância, este tema deve ser colocado em discussão por todos os interessados numa educação em prol da infância das nossas crianças.
Mais do que um simples alerta é a constatação de um fato que nós adultos, pais e educadores, reforçamos com nossas atitudes consumista e alienada, contribuindo para a disseminação deste ideal e deste estilo de vida entre as nossas crianças.
Este documentário está dividido em 5 partes, que reproduzo abaixo:











recado para orkut

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A ADMINISTRAÇÃO DE RITMOS NA ESCOLA

orkut recados

No dia de ontem, pude participar de uma palestra sobre a administração dos diferentes ritmos de aprendizagem na escola e pude perceber a necessidade de mudança na ótica educacional da maioria dos educadores, em relação a alguns conceitos, como:

  • expectativa de uniformidade;
  • entendimento de que a aprendizagem é um resultado natural do ensino;
  • política da culpabilização;
  • desconsiderar as dimensões sociocultural e afetiva da aprendizagem.
Citando a professora de Psicologia de Educação da Faculdade de Educação da USP, Silvia M. G. Colello:

 "...importa dizer que a administração dos ritmos na escola passa necessariamente pela revisão de posturas e concepções. Quando a aprendizagem é compreendida como construção pessoal que se processa de modo singular a partir de saberres prévios, valores sociais, experiências vividas pelo aluno, configurações socioculturais específicas do seu contexto de vida, modos de se inserir na sociedade e na escola, expectativas familiares, interesses e motivações pessoais, processos cognitivos, oportunidades de reflexão e de negociação de sentidos com base nas diversas estratégias de antecipação e construção de hipóteses, o professor não só tem mais condições de lidar com a diversidade de seus alunos, como também de acompanhá-los em seus respectivos processos, respeitando suas possibilidades e ritmos na construção do saber."

Este é um assunto que merece muita atenção de todos os educadores e as concepções aqui destacadas podem servir de parâmetros para um estudo mais aprofundado. Vale a pena se dedicar a isso. Não tenho dúvida que os resultados na prática podem ser positivos tanto para a escola como para as crianças.
Recados para Orkut

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A NECESSÁRIA OPÇÃO PELA ESCOLA PÚBLICA

recados orkut

Mais uma vez, estou participando do Congresso de Educação promovido pelo SINPEEM - Sindicato dos Profissionais de Educação do Ensino Municipal.
É o 21º congresso deste sindicato que vem se aprimorando ano a ano.
O título deste congresso nos remete à necessidade de entendermos a escola pública como prioridade política e social, para que uma educação de qualidade se estenda a todos, como é de direito de todos os cidadãos.
Quando teremos esta visão colocada em prática?
Será que o problema está apenas na atuação dos políticos que demonstram descaso com a escola pública?
Ou será que a sociedade como um todo tem, também, uma grande parcela de responsabilidade?
Esta postura diante da escola pública, tanto política como social, não estaria servindo ao propósito de manter a atual estrutura social que, embora decadente, serve aos propósitos de muitos?
Esperemos que a sociedade perceba logo que a hora de começar as mudanças já ficou no passado e que precisamos apressar o passo no presente para não nos perdermos nos futuro.

recados para orkut

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

terça-feira, 28 de setembro de 2010

FÁBULAS

orkut recados

Há quem diga que as fábulas não são textos literários de qualidade, pois apresentam, apenas, caráter moralista.
Contudo é preciso lembrar que as fábulas já fazem parte da educação infantil há muitos anos e em muitos países e que, aqui no Brasil, começaram a perder força a muito pouco tempo, quando se começou a dizer que a literatura infantil estava sendo, realmente, levada a sério.
Polêmica a parte (se é literatura ou não ou se deve trabalhar textos moralistas ou não) não podemos esquecer que todo texto bem explorado pode trazer bons resultados ao incentivo à leitura, ao conhecimento da vida e à reflexão das nossas atitudes enquanto seres humanos. E cabe ao professor este trabalho.
Seguem alguns sites que podem ilustrar melhor a questão aqui colocada:

http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/03/projeto-os-animais-e-educacao-infantil.html
http://www.webartigos.com/articles/22828/1/A-IMPORTANCIA-DO-INCENTIVO-A-LEITURA-NO-COTIDIANO-DA-EDUCACAO-INFANTIL/pagina1.html
http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/eventos/PA%206.pdf
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1509

recado para orkut

sábado, 18 de setembro de 2010

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Recados para Orkut

Perguntas, que expressam a curiosidade das crianças, diante das infinitas possibilidades que a vida nos propõe, podem ser respondidas com criatividade, explorando as diferentes linguagens, para estimular o aprendizado.




Recados para Orkut

terça-feira, 7 de setembro de 2010

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

recados para orkut

Hoje é a data destinada a comemorar a independência do nosso país.
Feriado, este dia representa um momento para pararmos e festejarmos a liberdade que adveio com o chamado "Grito da Independência".
Desfiles marcam esta comemoração e as escolas dedicam um pouco do seu tempo para discutir o país e sua trajetória até os dias atuais.
Pensei em escrever sobre o que esta data representa, mas sinceramente não encontrei as melhores palavras para expressar as reflexões que gostaria de fazer hoje.
Contudo ao navegar pela Internet encontrei o site abaixo, que contem um texto que falará por mim.

http://ns1.maximage.com.br/audios/cronicas/34051


recados orkut

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

domingo, 15 de agosto de 2010

IMAGINAÇÃO

orkut recados

Sempre bom lembrar, para não nos desviarmos do caminho da imaginação,  pegando a trilha da limitação.




recado para orkut

domingo, 8 de agosto de 2010

INDISCIPLINA

recados para orkut

Impossível afirmar que exista uma receita pronta que resolva esta questão.
"Indisciplina" aparece na fala dos educadores desde a educação infantil.
Um problema que às vezes, da forma como é entendido, parece não ter solução.
Vale a pena pesquisar a respeito e pensar novas estratégias para lidar com a situação de indisciplina de sua turma.
Seguem alguns links que podem iniciar este processo de reflexão.

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-resolve-indisciplina-autoridade-moral-convencao-cooperacao-autonomia-503230.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/repensar-indisciplina-gestao-equipe-comportamento-respeito-autonomia-504350.shtml
http://www.webartigos.com/articles/7291/1/A-Pratica-Docente-Frente-a-Questao-Da-Indisciplina-Na-Educacao-Infantil/pagina1.html
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0102-25551998000200011&script=sci_arttext


recados para orkut

sábado, 31 de julho de 2010

AGOSTO, MÊS DO FOLCLORE


No próximo mês, as escolas costumam se empenhar num trabalho dedicado ao conhecimento do vasto repertório do folclore nacional buscando criar possibilidades para envolver as crianças na diversas formas de expressão popular.
Para tanto, lançam mão de projetos que possam dar conta desta riqueza popular, que parece ficar esquecida nos demais meses do ano.
Navegando pela internet, você encontra projetos de diferentes linhas de trabalho, com objetivos diversos.
Para aqueles que pretendem iniciar a sua busca por um trabalho de mais qualidade, podem começar com os sites abaixo e refletirem um pouco mais sobre o porquê e como trabalhar o folclore com suas crianças.

http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com/2009/08/folclore-na-educacao-infantil.html
http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/o-folclore-na-abordagem-escolar.htm
http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore.html
http://revistaescola.abril.com.br/folclore/
http://www.scribd.com/doc/6689595/Projeto-Brincando-Com-Folclore
http://www.atividadeseducativas.net/atividades-para-educacao-infantil-%E2%80%93-folclore/

terça-feira, 20 de julho de 2010

BIBLIOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO


Pesquisar é a essência do trabalho do educador.
Durante a minha caminhada profissional deparei com alguns educadores que diziam não ter tempo para ler e outros ainda afirmavam não gostar de ler.
Como se pode ser educador sem ler, sem pesquisar, sem buscar caminhos para encontrar novas alternativas?
Pensar, refletir a sua realidade à luz da teoria é imprescindível ao bom profissional de qualquer área, quanto mais ao educador.
Você só pode testar a teoria, na prática, depois de conhecê-la. Você só pode constestá-la, depois de entendê-la.
Caminhos não faltam para construir a sua bibliografia pessoal.
Seja virtual ou seja impressa, a leitura, a pesquisa é indispensável.
Quem ainda não tem a sua pode começar agora mesmo, seguindo algumas fontes como as listadas abaixo.
http://www.fonteseducacaoinfantil.org.br/conteudo/parasabermais/livros.php
http://www.aprenderaser.com.br/bibliografia.htm
http://www.escolaprojeto.com/site/modules/conteudo/index.php?id=13

domingo, 11 de julho de 2010

sexta-feira, 2 de julho de 2010

AMBIENTE ESCOLAR



  • De que forma o ambiente escolar pode interferir na aprendizagem das crianças?
  • Será que existe realmente uma relação entre o desenvolvimento educacional das crianças com o ambiente em que elas realizam as atividades planejadas pelos educadores?
  • Como pensar o ambiente para que as crianças possam se sentir seguras, confortáveis e estimuladas ao mesmo tempo?

Perguntas como estas tem levado alguns educadores a refletirem sobre uma melhor maneira de utilizar o espaço educacional de forma a garantir um aprendizado de qualidade para as crianças.
Para quem se interessa pelo assunto, para começar a pesquisa, vale a pena visitar os sites abaixo e colher informações que possam aprimorar a prática do trabalho educativo.

http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n2/19047.pdf
http://www.webartigos.com/espaco-escolar.doc
http://www.uniritter.edu.br/w2/letras/palavora_2010/arquivos/Artigo%20Leonardo%20Almeida.pdf


sábado, 26 de junho de 2010

PASSEIO CULTURAL

Hoje fiz uma excursão ao Catavento, espaço cultural e educacional aqui da cidade de São Paulo.
Fui com o grupo de educadores da escola em que trabalho e enquanto passeava pelas salas, vivenciando a ciência e a cultura ali expressa, comecei a refletir sobre a necessidade de possibilitar às crianças o contato com o acervo cultural e educacional da nossa cidade.
Nós vivemos numa cidade rica. Uma cidade que tem se preocupado em oferecer opções culturais e educacionais para todos que por aqui vivem ou passam.
Como educadores não podemos deixar de criar possibilidades de passeios culturais para as crianças, não importando a sua faixa etária.
Alguns sites para visitar e programar passeios:


http://www.eciencia.usp.br/
http://www.cataventocultural.org.br/home.asp
http://www.memorial.org.br/
http://www.uol.com.br/pinacoteca
http://www.mis.sp.gov.br/
http://www.macvirtual.usp.br/
http://www.masp.art.br/
http://www.mam.org.br/

Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

domingo, 20 de junho de 2010

PESQUISAS APONTAM...

Oi e Olá

Importante ressaltar que os educadores da pré-escola já vem falando isto há muito tempo.

Segue, na íntegra, notícia divulgada no site UOL Educação:

[15/06/2010 - 10h30
Pré-escola tem influência a curto, médio e longo prazo no ensino fundamental, aponta pesquisa
Ana Okada
Em São Paulo
Atualizado às 10h51

Cursar pré-escola tem efeitos de curto, médio e longo prazo, apontam dados da pesquisa Eppe (Effective pre-school, primary and secondary education project), que investiga o poder que a pré-escola tem de influenciar o ensino fundamental na Inglaterra. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14), no seminário "Educação Infantil no Brasil", em São Paulo.

De acordo com o Eppe, após dois anos de estudos, aos cinco anos, as crianças observadas apresentaram mais características de cooperação, concentração, independência e sociabilidade. Em médio prazo, aos sete anos, ter cursado pré-escola melhora a leitura e a escrita.

A longo prazo, aos onze anos, não só a pré-escola fará diferença no aprendizado, mas quem cursou um estabelecimento de boa qualidade será ainda mais beneficiado. Antes dos 11, a diferença entre uma escola de alto nível e uma regular é menos visível no desenvolvimento do aluno.

"Crianças que cursaram pré-escola, aos 11, terão mais 'regulação própria': elas estudam melhor, controlam melhor seu comportamento; isso dá ao aluno uma vontade maior de explorar o conhecimento; ele terá mais curiosidade", diz Brenda Taggart, coordenadora do Eppe.

O estudo, que começou em 1997 e irá até 2013, partiu da deficiência detectada na pré-escola inglesa, que, nos anos 90, era centrada no ensino de "regras sociais" ou "padrões" às crianças. "Na Inglaterra, não sabíamos que crianças que tiveram pré-escola estavam mais propensas a ter melhores notas, melhores salários e menos propensas a tornarem-se, posteriormente, usuárias dos serviços sociais", explica a coordenadora.

Segundo o estudo, a pré-escola ideal deve ser dada aos poucos, durante um certo tempo, e precisa combinar o desenvolvimento intelectual, social e comportamental da criança, assim como trabalhar também com a família dos alunos. Brenda também conta que a qualidade da escola também depende da formação do pessoal: "Melhor qualidade está associada a professores mais qualificados, com conhecimentos de liderança, longo tempo de permanência na escola e bom entendimento de como a criança se desenvolve", diz.

Na pesquisa são apontados cinco elementos cruciais para o desenvolvimento dos alunos na pré-escola: a qualidade entre a interação entre adultos e crianças; o conhecimento e a compreensão do currículo dado; o conhecimento de como se dá a aprendizagem das crianças; a colaboração dos adultos para ajudar as crianças a resolverem problemas, incentivando seu raciocínio; a ajuda da escola aos pais a tornarem a experiência da aprendizagem algo agradável para os alunos.]

Será que aqui no Brasil é diferente???


Despedida

quarta-feira, 16 de junho de 2010

WALLON

Oi e Olá

"O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna"
Henri Wallon




sábado, 12 de junho de 2010

VYGOTSKY

"O saber que não da experiência não é realmente saber"
                                                                           Lev Vygotsky

http://www.dfi.ufms.br/prrosa/instrumentacao/Capitulo_5.pdf
http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/vigo.html
http://albertoabreu.wordpress.com/2006/07/18/a-psicologia-historico-cultural-de-vygotsky/

 

sábado, 5 de junho de 2010

PIAGET

"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."
                                                                            Jean Piaget

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml
http://www.coladaweb.com/pedagogia/jean-piaget
http://www.portaldoespirito.com.br/portal/palestras/piaget/piaget-e-a-educacao.html
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09.htm

sábado, 29 de maio de 2010

FESTA JUNINA

Bom Dia

Comemorada no próximo mês, esta festa traz, da tradição popular, muito mais do que as danças e comidas típicas que acabam sendo o centro das festividades nas escolas.
Alguns a encaram apenas sob o aspecto religioso e se posicionam contra a sua realização nas escolas. Contudo existem outros aspectos a serem considerados: a começar pela história de sua origem.
Seguem sites que podem subsidiar melhor o trabalho das escolas que pretendem ir além da festividade em si, enriquecendo o contato da criança com as tradições populares.

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
http://www.lunaeamigos.com.br/aconteceu/fj_nobrasil.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

Bom Fim de Semana

domingo, 23 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


É sempre interessante voltar a este tema, pois mesmo nos dias de hoje, as escolas de Educação Infantil continuam sendo vistas, por alguns pais, apenas como um lugar onde deixar as crianças uma parte do dia, onde elas possam brincar e tenham alguém para cuidar delas.
Textos como os encontrados nos sites abaixo, são fonte de referência para ampliar esta visão e valem a pena serem lidos e trabalhados nas escolas junto com os pais.
http://www.fungab.org.br/comam_net/artigos/Microsoft%20Word%20-%20artigo%20-%20MariaIrene_Eibel15-8.pdf
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1843-15153,00.html
http://www.webartigos.com/articles/13557/1/Qual-a-importancia-da-Educacao-infantil-/pagina1.html
http://educacaoinfantil.wordpress.com/2008/02/21/a-importancia-da-educacao-infantil-2/