sábado, 26 de junho de 2010

PASSEIO CULTURAL

Hoje fiz uma excursão ao Catavento, espaço cultural e educacional aqui da cidade de São Paulo.
Fui com o grupo de educadores da escola em que trabalho e enquanto passeava pelas salas, vivenciando a ciência e a cultura ali expressa, comecei a refletir sobre a necessidade de possibilitar às crianças o contato com o acervo cultural e educacional da nossa cidade.
Nós vivemos numa cidade rica. Uma cidade que tem se preocupado em oferecer opções culturais e educacionais para todos que por aqui vivem ou passam.
Como educadores não podemos deixar de criar possibilidades de passeios culturais para as crianças, não importando a sua faixa etária.
Alguns sites para visitar e programar passeios:


http://www.eciencia.usp.br/
http://www.cataventocultural.org.br/home.asp
http://www.memorial.org.br/
http://www.uol.com.br/pinacoteca
http://www.mis.sp.gov.br/
http://www.macvirtual.usp.br/
http://www.masp.art.br/
http://www.mam.org.br/

Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

domingo, 20 de junho de 2010

PESQUISAS APONTAM...

Oi e Olá

Importante ressaltar que os educadores da pré-escola já vem falando isto há muito tempo.

Segue, na íntegra, notícia divulgada no site UOL Educação:

[15/06/2010 - 10h30
Pré-escola tem influência a curto, médio e longo prazo no ensino fundamental, aponta pesquisa
Ana Okada
Em São Paulo
Atualizado às 10h51

Cursar pré-escola tem efeitos de curto, médio e longo prazo, apontam dados da pesquisa Eppe (Effective pre-school, primary and secondary education project), que investiga o poder que a pré-escola tem de influenciar o ensino fundamental na Inglaterra. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14), no seminário "Educação Infantil no Brasil", em São Paulo.

De acordo com o Eppe, após dois anos de estudos, aos cinco anos, as crianças observadas apresentaram mais características de cooperação, concentração, independência e sociabilidade. Em médio prazo, aos sete anos, ter cursado pré-escola melhora a leitura e a escrita.

A longo prazo, aos onze anos, não só a pré-escola fará diferença no aprendizado, mas quem cursou um estabelecimento de boa qualidade será ainda mais beneficiado. Antes dos 11, a diferença entre uma escola de alto nível e uma regular é menos visível no desenvolvimento do aluno.

"Crianças que cursaram pré-escola, aos 11, terão mais 'regulação própria': elas estudam melhor, controlam melhor seu comportamento; isso dá ao aluno uma vontade maior de explorar o conhecimento; ele terá mais curiosidade", diz Brenda Taggart, coordenadora do Eppe.

O estudo, que começou em 1997 e irá até 2013, partiu da deficiência detectada na pré-escola inglesa, que, nos anos 90, era centrada no ensino de "regras sociais" ou "padrões" às crianças. "Na Inglaterra, não sabíamos que crianças que tiveram pré-escola estavam mais propensas a ter melhores notas, melhores salários e menos propensas a tornarem-se, posteriormente, usuárias dos serviços sociais", explica a coordenadora.

Segundo o estudo, a pré-escola ideal deve ser dada aos poucos, durante um certo tempo, e precisa combinar o desenvolvimento intelectual, social e comportamental da criança, assim como trabalhar também com a família dos alunos. Brenda também conta que a qualidade da escola também depende da formação do pessoal: "Melhor qualidade está associada a professores mais qualificados, com conhecimentos de liderança, longo tempo de permanência na escola e bom entendimento de como a criança se desenvolve", diz.

Na pesquisa são apontados cinco elementos cruciais para o desenvolvimento dos alunos na pré-escola: a qualidade entre a interação entre adultos e crianças; o conhecimento e a compreensão do currículo dado; o conhecimento de como se dá a aprendizagem das crianças; a colaboração dos adultos para ajudar as crianças a resolverem problemas, incentivando seu raciocínio; a ajuda da escola aos pais a tornarem a experiência da aprendizagem algo agradável para os alunos.]

Será que aqui no Brasil é diferente???


Despedida

quarta-feira, 16 de junho de 2010

WALLON

Oi e Olá

"O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna"
Henri Wallon




sábado, 12 de junho de 2010

VYGOTSKY

"O saber que não da experiência não é realmente saber"
                                                                           Lev Vygotsky

http://www.dfi.ufms.br/prrosa/instrumentacao/Capitulo_5.pdf
http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/vigo.html
http://albertoabreu.wordpress.com/2006/07/18/a-psicologia-historico-cultural-de-vygotsky/

 

sábado, 5 de junho de 2010

PIAGET

"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."
                                                                            Jean Piaget

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml
http://www.coladaweb.com/pedagogia/jean-piaget
http://www.portaldoespirito.com.br/portal/palestras/piaget/piaget-e-a-educacao.html
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09.htm