domingo, 29 de novembro de 2009

DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bem Vindo

Continuando o tema de inclusão, é importante nos determos nas dificuldades das crianças portadoras de deficiência auditiva.
Muitas destas crianças tem a fala comprometida e habilitar os profissionais de educação para identificarem e encaminharem de forma adequada estes problemas é imprescindível para a desenvolvimento educacional destas crianças.
Seguem alguns sites para pesquisar e ampliar conhecimentos neste assunto.

http://www.efdeportes.com/efd102/da.htm
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000345.pdf
http://cybelemeyer.blogspot.com/2007/08/deficiente-auditivo.html
http://www.prgo.mpf.gov.br/cartilha_acesso_deficientes.pdf

Domingo

terça-feira, 24 de novembro de 2009

DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Oi e Olá

A inclusão na educação continua sendo um grande desafio.
As dificuldades são muitas para profissionais que, muitas vezes, não sabem como superá-las.
A deficiência visual é uma delas.
Pensando na criança portadora desta deficiência frequentando a escola infantil regular, toda estruturada para crianças que enxergam bem, repleta de apelos visuais utilizados como estímulos no processo de ensino aprendizagem, podemos imaginar os problemas que surgirão nesta convivência diária.
Navegando por alguns sites encontrei reflexões e dicas sobre o assunto que valem a pena serem visitados.

http://www.efdeportes.com/efd122/desenvolvimento-da-crianca-com-deficiencia-visual.htm
http://dvsepedagogia.blogspot.com/2009/04/sugestoes-para-educacao-infantil.html
http://www.pedagogia.com.br/artigos/motricdeficientes/
http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/Nossos_Meios_RBC_RevDez2005_Artigo3.doc
http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/deficiencia-visual.htm


Boa Noite

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CONSCIÊNCIA NEGRA

Bom Dia

Hoje é Feriado! O que se comemora?
Muitas pessoas dirão que não sabem. Algumas pessoas dirão que não importa, que o importante é ser feriado. Outras saberão responder que hoje é o dia da "Consciência Negra". Mas qual o real significado deste dia?
É interessante pensar que seja nescessário que as pessoas parem um dia para refletirem sobre "consciência", "preconceito", "o direito da igualdade de oportunidades", "diversidade". Estes princípios já não deveria fazer parte do dia a dia de cada um de nós? As nossas ações não deveriam ser o reflexos destes princípios?
Parece que, infelizmente, ainda não conseguimos chegar a este nível.
Por esta razão nós, educadores, temos a obrigação de entender o papel fundamental do nosso trabalho para que esta realidade seja transformada.
E é na educação infantil que se deve iniciar o trabalho de conscientização sobre estas questões. As crianças pequenas convivem melhor com as diferenças que os adultos. É a melhor fase para se entender que a diversidade faz parte da vida e convivendo com ela é que nós aprendemos mais e nos tornamos mais humanos.
Algumas dicas de sites para ampliar a reflexão sobre o dia de hoje.

http://www.palmares.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=498
http://www.diarioon.com.br/arquivo/4234/cidade/cidade-39714.htm
http://www.segundocoloquioafricano.ufjf.br/aretuza.pdf
http://www.efdeportes.com/efd119/historia-e-cultura-afro-brasileira-alguns-subsidios.htm

Bom Feriado

domingo, 15 de novembro de 2009

REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Oi e Olá

Para não perdermos de vista o que devemos fazer.




Despedida

terça-feira, 10 de novembro de 2009

FUNÇÕES EXECUTIVAS

Oi e Olá

Embrenhando-me em pesquisas na área da neuropsicologia, entrei em contato com o termo "funções executivas" e, leiga no assunto, procurei a definição para entender melhor o conceito que representa.
Descobri que as funções relacionadas aos componentes cognitivos têm sido nomeadas de funções executivas e estão relacionadas, de forma geral, à capacidade do sujeito na realização de ações voluntárias, independentes, autônomas, auto-organizadas e orientadas para metas específicas.
Elas estão entre os aspectos mais complexos da cognição e envolvem seleção de informações, integração de informações atuais com informações previamente memorizadas, planejamento,  monitoramento e flexibilidade cognitiva, sendo que se desenvolvem, principalmente, nos primeiros anos de vida e quando houver falhas neste desenvolvimento haverá problemas de planejamento, organização, manejo do tempo, memória e controle de emoções.
É um conceito novo que remete diretamente ao trabalho com a Educação Infantil, elucidando algumas dificuldades encontradas no desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
É de grande valia aprofundar-se nas pesquisas sobre o assunto para ajudarmos as crianças e superarem as suas dificuldades e desenvolvermos um trabalho melhor e mais eficiente. Sem informação e conhecimento não conseguiremos avaliar as dificuldades e encaminhá-las para a sua superação.
Nem tudo precisa ser encaminhado para um especialista. Em alguns casos, a utilização de estratégias adequadas, pelo professor, pode surtir um grande efeito.
Sugestão de sites para pesquisa:

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712007000100007&lng=pt&nrm=iso
http://www.comportamentoinfantil.com/artigos/funcoesexecutivas.htm
http://www.cerebromente.org.br/n17/mente/brain-development_p.htm
http://www.scribd.com/doc/7962530/Avaliacao-Neuropsicologica-Das-Funcoes-Executivas-e-Relacao-Com-Desatencao-e-Hiperatividade

Boa Noite

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Oi e Olá
Navegando por um site de filosofia encontrei referências sobre o trabalho com filosofia na educação infantil e achei interessante dedicar uma postagem a este assunto.
O tema Filosofia para Crianças não é novo para mim, pois já participei de palestras e cursos na época em que estava em sala de aula. Até mesmo me aventurei em experiências na área com os alunos de turmas do ensino fundamental e o resultado foi gratificante.
Alguns professores indicam, como maior dificuldade para desenvolver a aprendizagem, fazer o aluno pensar. O trabalho com a filosofia oferece possibilidades de estratégias que, aliadas a temas do interesse dos alunos, superam esta dificuldade.
O que me chamou mais atenção foi relacionar filosofia com educação infantil. Foi pensar em trabalhar com temas e habilidades filosóficas, como uma forma de educação para o pensar, incentivando uma cultura do pensamento, desde suas primeiras experiências escolares.
É fácil imaginar a relevância deste trabalho no processo de formação da consciência de si e do mundo em volta da criança.
Este é um grande desafio. Conhecer e aplicar dinâmicas de conversação filosófica, que permitam abordar questões de fundo contidas nas perguntas do cotidiano das crianças, requer um estudo aprofundado de técnicas de intervenção para desequilibrar as conversações na direção de um diálogo entre emoções e razões. Contudo, vale a pena trilhar este caminho como comprovam os trabalhos realizados nesta área com resultados excelentes.
Abaixo sugestões de alguns sites que podem ajudar os interessados a conhecerem e desenvolverem seu trabalho nesta linha. Eu recomendo.
http://www.faced.ufu.br/antigo/eventos/A%20Filosofia%20Aplicada%20A%20Educacao%20Infantil/FOLDER4_FINAL.pdf
http://www.cbfc.org.br/folhaphi.asp?passos=Texto&ID=10&Tipo=7
http://www.nuep.org.br/jor001.php?jor=156

Boa Noite