sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: FALTA DE LIMITES, DE VALORES, DE ÉTICA?

recados orkut

A relação entre a violência e a cultura da vaidade, foi a abordagem utilizada pelo professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Yves de La Taille, para analisar a questão da violência na escola.
Alguns pressupostos foram apresentados, por ele, como embasamento a esta abordagem que merecem aqui um destaque, como pontos de reflexão para nós educadores, no sentido de analisarmos a nossa prática e desenvolvermos estratégias mais eficazes no combate à violência:
  • há uma tendência para encarar a violência como uma questão patológica;
  • ao generalizar a violência corre-se o risco de naturalizá-la;
  • não se deve esquecer que a moral e ética são ferramentas que tem o papel de se antecipar à violência;
  • é preciso que a educação elabore estratégias de educação moral e formação ética;
  • na cultura da vaidade se valorizam representações de si vazias e heterônomas;
  • em tal cultura, subjulgar o outro pode ser um fator de identidade e de orgulho;
  • o respeito moral depende do respeito de si mesmo;
  • é necessário opor a uma cultura de vaidade uma cultura de autorrespeito.
Todos que trabalham com educação sabem o quanto, cada dia mais, está difícil lidar com a agressividade das crianças e dos adultos também.
Com certeza, a abordagem apresentada pelo professor Yves, não dá conta da totalidade dos casos de violência, contudo, acredito que os aspectos levantados por ele, merecem ser estudados e analisados.
recado para orkut

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO

orkut recados

Não deixe de assistir ao documentário sobre publicidade, consumo e infância, que tive a oportunidade de ver no dia de ontem durante a palestra de Lais Fontenelle Pereira, coordenadora de Educação e Pesquisa do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana (http://www.alana.org.br/).
De extrema importância, este tema deve ser colocado em discussão por todos os interessados numa educação em prol da infância das nossas crianças.
Mais do que um simples alerta é a constatação de um fato que nós adultos, pais e educadores, reforçamos com nossas atitudes consumista e alienada, contribuindo para a disseminação deste ideal e deste estilo de vida entre as nossas crianças.
Este documentário está dividido em 5 partes, que reproduzo abaixo:











recado para orkut

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A ADMINISTRAÇÃO DE RITMOS NA ESCOLA

orkut recados

No dia de ontem, pude participar de uma palestra sobre a administração dos diferentes ritmos de aprendizagem na escola e pude perceber a necessidade de mudança na ótica educacional da maioria dos educadores, em relação a alguns conceitos, como:

  • expectativa de uniformidade;
  • entendimento de que a aprendizagem é um resultado natural do ensino;
  • política da culpabilização;
  • desconsiderar as dimensões sociocultural e afetiva da aprendizagem.
Citando a professora de Psicologia de Educação da Faculdade de Educação da USP, Silvia M. G. Colello:

 "...importa dizer que a administração dos ritmos na escola passa necessariamente pela revisão de posturas e concepções. Quando a aprendizagem é compreendida como construção pessoal que se processa de modo singular a partir de saberres prévios, valores sociais, experiências vividas pelo aluno, configurações socioculturais específicas do seu contexto de vida, modos de se inserir na sociedade e na escola, expectativas familiares, interesses e motivações pessoais, processos cognitivos, oportunidades de reflexão e de negociação de sentidos com base nas diversas estratégias de antecipação e construção de hipóteses, o professor não só tem mais condições de lidar com a diversidade de seus alunos, como também de acompanhá-los em seus respectivos processos, respeitando suas possibilidades e ritmos na construção do saber."

Este é um assunto que merece muita atenção de todos os educadores e as concepções aqui destacadas podem servir de parâmetros para um estudo mais aprofundado. Vale a pena se dedicar a isso. Não tenho dúvida que os resultados na prática podem ser positivos tanto para a escola como para as crianças.
Recados para Orkut

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A NECESSÁRIA OPÇÃO PELA ESCOLA PÚBLICA

recados orkut

Mais uma vez, estou participando do Congresso de Educação promovido pelo SINPEEM - Sindicato dos Profissionais de Educação do Ensino Municipal.
É o 21º congresso deste sindicato que vem se aprimorando ano a ano.
O título deste congresso nos remete à necessidade de entendermos a escola pública como prioridade política e social, para que uma educação de qualidade se estenda a todos, como é de direito de todos os cidadãos.
Quando teremos esta visão colocada em prática?
Será que o problema está apenas na atuação dos políticos que demonstram descaso com a escola pública?
Ou será que a sociedade como um todo tem, também, uma grande parcela de responsabilidade?
Esta postura diante da escola pública, tanto política como social, não estaria servindo ao propósito de manter a atual estrutura social que, embora decadente, serve aos propósitos de muitos?
Esperemos que a sociedade perceba logo que a hora de começar as mudanças já ficou no passado e que precisamos apressar o passo no presente para não nos perdermos nos futuro.

recados para orkut

sexta-feira, 15 de outubro de 2010