domingo, 28 de junho de 2009

PROJETOS DE LITERATURA


Navegando por aí encontrei referências de projetos elaborados tanto para o incentivo da leitura, bem como para dar orientações sobre o trabalho a ser desenvolvido com as crianças.
Vale a pena se deter em alguns deles e analisar com calma as propostas.
http://www.smarcos.br/pedagogia/PDF/literatura_infantil_e_a_interacao_participativa.pdf
http://br.geocities.com/turmad16/regina/sitereg/projlit.htm
http://br.geocities.com/ciberliteratura/literinfantil/angelita.htm
http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/poster019.doc


quinta-feira, 25 de junho de 2009

LITERATURA INFANTIL



Quando se pensa em estudar o tema "Literatura Infantil", muitas vezes, se deixa de lado a abrangente riqueza do trabalho artístico e se estabelece uma pobre relação com o termo "histórias para crianças".

Encontrei um vídeo que apresenta, de forma resumida, parâmetros de estudo, oferecendo uma breve visão geral do tema.

É muito interessante para um início de estudo.









terça-feira, 23 de junho de 2009

CONTOS DE FADAS

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Mais do que simplesmente "histórias para dormir", os contos de fadas ganharam destaque em estudos relacionados à psicanálise, indicando a sua importância no desenvolvimento emocional e psíquico da criança.
Este assunto também foi discutido no curso de formação, que participei na sexta feira, mas eu já havia estudado esta relação "contos de fadas-psicanálise" quando trabalhei na Sala de Leitura, há alguns anos atrás.
Naquela época, eu passei a introduzir os contos de fadas em minhas aulas com mais frequência e encontrei um grande aliado no livro "Fadas no Divã – Psicanálise nas Histórias Infantis" de
Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso. Neste livro, os contos estão agrupados por temas interpretados à luz da psicanálise, o que facilitou bastante o meu trabalho.
Sites sobre o assunto também podem ser encontrados com facilidade. Os que indico abaixo também trazem uma contribuição valiosa para o estudo.
Quem trabalha com criança, principalmente na faixa etária da Educação Infantil, não pode deixar de estudar e adotar na prática a contação e a dramatização destes contos.
É só experimentar para comprovar o resultado.

http://www.cefetsp.br/edu/eso/contosfadaspsicanalisechaui.html
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-15.html
http://www.adufpb.org.br/publica/conceitos/08/art_17.pdf



Gifs e Recados para Orkut Gratis !

sábado, 20 de junho de 2009

BRINCADEIRA ESPONTÂNEA



Ontem participei do curso de formação para gestores da Prefeitura e o foco central da discussão foi "brincadeira espontânea" como forma de oportunizar a liberação do que foi chamado de "agressividade permitida", onde foram tratadas questões ligadas tanto à pedagogia quanto à psicanálise.
Para mim, este é um conceito novo que requer muita pesquisa da minha parte para ser entendido.
Naveguei em busca de mais referências sobre o autor indicado para este estudo, Winnicott, e encontrei alguns sites com informações importantes.
Seguem as indicações para quem, também, se interessar sobre o assunto:
http://www.estadosgerais.org/encontro/IV/PT/trabalhos/Luciana_Brasil_de_Oliveira.pdf
http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/anaispdf/significandobrincar.pdf
http://www.abpp.com.br/artigos/61.htm

quarta-feira, 17 de junho de 2009

AINDA INCLUSÃO!


Escolhi o título "Inclusão Responsável" para a postagem anterior porque, em primeiro lugar, acredito que cada um de nós, profissionais da educação, é responsável pelo sucesso ou fracasso da inclusão escolar e, em segundo, pela necessidade de pensarmos na inclusão de forma menos demagógica e mais eficiente.
Não saberia expor as minhas idéias de forma tão adequada quanto Elisabeth Salgado o fez em seu site, por isso indico a vocês. Faço delas as minhas palavras.

http://www.elisabethsalgadoencontrandovoce.com/inclusao_escolar_sonho_realidade.htm


quinta-feira, 11 de junho de 2009

ESTUDANDO O ASSUNTO



Hoje é feriado.
É dia de criança ficar em casa, assistir TV ou mexer no computador.
A tecnologia faz parte da vida das crianças como faz parte da vida dos adultos.
É perda de tempo negar esta realidade.
Devemos, sim, fazer algo a respeito.
Seguem alguns sites que abordam a questão da tecnologia na vida infantil de forma bem interessante.
Vale a pena navegar por lá.
http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/a-televisao-e-a-crianca-478126.htmlhttp://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/a-televisao-e-a-crianca-2-2805/artigo/http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htmhttp://www.webartigos.com/articles/13659/1/as-novas-tecnologias-e-a-contacao-de-historias-em-sala-de-aula-/pagina1.htmlhttp://melhorart.blogspot.com/2008/07/informtica-e-educao-infantil-algumas.html


terça-feira, 9 de junho de 2009

MÍDIAS E EDUCAÇÃO





Ontem comecei um curso chamado "As Mídias no Universo Infantil - um diálogo possível", organizado pela Prefeitura do Munícipio de São Paulo para as escolas de Educação Infantil de sua rede.

Estou entusiasmada com esta iniciativa, pois acredito que o trabalho com mídias na educação possibilitará um enorme avanço na modernização da escola.

Ferramenta metodológica fundamental para o desenvolvimento das aprendizagens, o uso da tecnologia aproxima mais a escola do mundo real.

Percebo que, ainda, o profissional de educação tem muito o que estudar para adequar esta ferramenta ao desenvolvimento educacional.

Vai aí uma pequena contribuição para aqueles que desejam pesquisar e aprender mais. São textos, material para projetos e uma verdadeira aula sobre o assunto:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm

http://e-educador.com/index.php/multimidia-mainmenu-83



APLICAÇÃO de NOVAS TECNOLOGIAS na EDUCAÇÃO from CARLOS VALENTE on Vimeo.



Gifs e Recados para Orkut Gratis !


domingo, 7 de junho de 2009

O CUIDAR E O EDUCAR



Este não é um tema que possa ser abordado de maneira superficial.
Desassociar esses dois conceitos em educação, seja em que nível for, é uma tarefa difícil (eu diria, até mesmo, impossível) de ser realizada.
Imagina-se, então, quando se trata de educação infantil.
Quem trabalha com esta faixa etária não pode deixar de lembrar que sem cuidar não dá para educar.
O profissional de educação infantil deve ter um perfil todo especial que atenda às necessidades das crianças, unindo o cuidar com o educar num ato de amor.
Não dá para ser diferente.




quinta-feira, 4 de junho de 2009

AGORA, NÃO SEI O QUE FAZER!!!


São muitas as teorias pedagógicas e as metodologias que aparecem e desaparecem com uma facilidade incrível.
Algumas são mais revolucionárias do que outras, mas todas apontam para a palavra chave "mudança".
Toda idéia de mudança vem acompanhada por uma sensação de perda. Perder o que é conhecido, rotineiro causa apreensão. Você fica sem saber se vai dar certo, se vai ser proveitoso, se vai ser prazeiroso.
Isto nos deixa em estado de ansiedade e a primeira coisa que nos vem a mente é "Agora,não sei o que fazer! Mudo ou permaneço como estava?"
Mudar, às vezes, significa apenas seguir a "moda".
Permanecer, às vezes, significa não encontrar novos caminhos para enfrentar as dificuldades.
Então, o que fazer?
Acredito que a experiência de cada um pode ajudar a unir o "novo" com o "antigo".
Dizer que tudo que é novo é bom e tudo que é antigo é ruim é uma grande mentira.
Contudo o inverso também é verdadeiro.
Nem tudo que é antigo é bom e nem tudo que é novo é ruim.
O que vai guiar o educador nesta decisão é o seu compromisso ético profissional com a Educação e com os principais beneficiários do seu trabalho "AS CRIANÇAS".
Toda decisão a ser tomada deve levar em conta o aprendizado e o bem-estar das crianças.
Saber que o mundo é mudança constante que conduz a humanidade para frente e não refletir sobre a metodologia empregada no trabalho com as crianças, seria condenar a Educação ao marasmo do mesmismo e permitir que a escola continue a afastar as crianças.
Mídia, tecnologia, o mundo da informação está aí para todos.
A escola não pode fugir desta realidade.
Não podemos nos esconder atrás do medo pelo desconhecido.
Educação é a busca pela descoberta e como na fala de Leo Buscaglia:

"Como professores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação."



segunda-feira, 1 de junho de 2009

ARTE MUSICAL


O trabalho com artes na Educação Infantil é muito gratificante tanto para o professor quanto para a criança, pois ambos podem experienciar a sua própria criatividade e a do outro.
Trabalhar com arte não é trabalhar só com desenho. O canto, a dança, a escultura, a pintura são algumas das formas de expressões artísticas do ser humano, que podem ser trabalhadas com as crianças.
Mas é claro que não estou falando nenhuma novidade.
Gostaria de me deter um pouco na Música cantada, lembrando que para cantar não precisa ser cantor, basta sentir o ritmo e seguir a melodia.
Já falei sobre a minha ligação com a música em uma postagem anterior, portanto não será novidade o meu entusismo pela música.
Estive estudando um pouco mais sobre a importância do canto na educação infantil. Encontrei informações interessantes de pessoas especialistas, por isso não vou eu ficar falando sobre o assunto. É melhor analisar a fala destes especialistas. É só seguir os sites abaixo, com certeza vale a pena.
http://www.profissionalizando.org/educacao-infantil/36-jogos/2280-voz-canto-palavra-o-fazer-musical-na-educacao-infantil?format=pdf
http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm
http://www.avezdomestre.com.br/monopdf/6/DANIELLE%20FERREIRA.pdf