sábado, 29 de maio de 2010

FESTA JUNINA

Bom Dia

Comemorada no próximo mês, esta festa traz, da tradição popular, muito mais do que as danças e comidas típicas que acabam sendo o centro das festividades nas escolas.
Alguns a encaram apenas sob o aspecto religioso e se posicionam contra a sua realização nas escolas. Contudo existem outros aspectos a serem considerados: a começar pela história de sua origem.
Seguem sites que podem subsidiar melhor o trabalho das escolas que pretendem ir além da festividade em si, enriquecendo o contato da criança com as tradições populares.

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
http://www.lunaeamigos.com.br/aconteceu/fj_nobrasil.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

Bom Fim de Semana

domingo, 23 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


É sempre interessante voltar a este tema, pois mesmo nos dias de hoje, as escolas de Educação Infantil continuam sendo vistas, por alguns pais, apenas como um lugar onde deixar as crianças uma parte do dia, onde elas possam brincar e tenham alguém para cuidar delas.
Textos como os encontrados nos sites abaixo, são fonte de referência para ampliar esta visão e valem a pena serem lidos e trabalhados nas escolas junto com os pais.
http://www.fungab.org.br/comam_net/artigos/Microsoft%20Word%20-%20artigo%20-%20MariaIrene_Eibel15-8.pdf
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1843-15153,00.html
http://www.webartigos.com/articles/13557/1/Qual-a-importancia-da-Educacao-infantil-/pagina1.html
http://educacaoinfantil.wordpress.com/2008/02/21/a-importancia-da-educacao-infantil-2/

sábado, 15 de maio de 2010

RODA DE CONVERSA

Bom Dia

Atividade permanente na Educação Infantil,rica em possibilidades, nem sempre levada a sério.




Bom Fim de Semana

sexta-feira, 7 de maio de 2010

DIA DAS MÃES?

Oi e Olá

De alguns anos para cá, nesta época, as escolas vivem um clima de incertezas em relação à comemoração do dia das mães.
Algumas ainda mantem a tradição e fazem festas comemorativas para as mães. Outras, pensando na realidade das famílias e em como elas são estruturadas na atualidade, optam por não comemorar esta data levando em conta, também, os sentimentos das crianças que não possuem mãe, seja por fatalidade seja por terem sido abandonadas por elas, e não saberiam a quem homenagear.

Não é o objetivo desta postagem criticar a atitude das escolas ou dizer a elas o que devem fazer, pois questões relacionadas à tradição e crenças das pessoas levam muito tempo para serem repensadas e modificadas. Porém é preciso que a escola reflita em relação ao seu papel formador, revendo os interesses embutidos no estabelecimento destas datas específicas para comemorar seja lá o que for.

Sim...É função da escola contribuir para o fortalecimento da idéia de família. Mas... de todos os tipos de família que atendem a todas as crianças que lá estudam.
Sim...É importante lembrar e valorizar a pessoa que cuida da criança, que a educa, que dá carinho e amor para esta criança.
Mas...É preciso lembrar que esta pessoa nem sempre é a mãe da criança e que nem sempre é fácil para a criança lidar com esta realidade.

Por esta razão acredito que a escola, pensando sempre no bem estar da criança, deva fazer um trabalho que fortaleça a relação familiar, não importando a forma como ela é constituída, pois assim, valorizando esta relação, estará colaborando com a integração da criança a sua realidade.
E para fazer este trabalho não é preciso esperar uma data específica.

Boa Noite