terça-feira, 30 de março de 2010

PÁSCOA

Mais uma vez a Páscoa se aproxima e comemoraremos esta data em nossas escolas.
Nossas crianças vão esperar pelo coelho da Páscoa e pelo chocolate que ele pode trazer.

Que tal, nas nossas escolas, fazermos da Páscoa um momento de renovação, de mudança para melhor e ensinarmos às crianças que a vida é oportunidade de crescimento, de encontro, de descobrimento e felicidade?

Quem sabe elas não levarão para casa este presente e compartilharão com seus familiares.

Não é este o verdadeiro significado da Páscoa?


terça-feira, 23 de março de 2010

PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO



A cidade de São Paulo está discutindo educação, a educação dos próximos 10 anos.O processo já iniciou em 2008 e agora é a hora de apresentar propostas para serem colocadas em votação no final do processo.
Todos os educadores devem estar atentos a este momento democrático de construção e participar deste processo. Não podemos deixar que um tema tão relevante para o mundo e para a vida que desejamos no futuro passe por nós sem que nos ouçam e levem em conta a nossa experiência como profissionais que somos.
Portanto convido a todos que entrem no portal de educação da cidade de São Paulo, tomem conhecimento de todas as etapas desse processo, dos temas que estão sendo discutidos, pois a sociedade como um todo está sendo chamada e muitos já se organizaram para defender seus interesses e nem sempre estes interesses vem de encontro com o melhor para a educação e para as crianças da nossa cidade.
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Anonimo/pme.aspx?MenuID=224



segunda-feira, 15 de março de 2010

O QUE NÃO PODE FALTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?



MOVIMENTO
Em todos os seus sentidos esta palavra se relaciona com educação infantil.
Seja no dinamismo que as atividades desenvolvidas devem ter, seja no que o trabalho com a educação infantil representa. Quem trabalha com educação, e especialmente com a infantil, não pode ficar parado. O tempo presente dos educadores tem que ser o Futuro.
Portanto é sempre bom lembrar...


domingo, 7 de março de 2010

BILINGÜISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Como todo conceito que se preze o aprendizado de mais de um idioma na educação infantil gera polêmica entre os educadores e pais a qual vem crescendo na mesma proporção que o mundo se transforma e exige cada vez mais que a capacidade de comunicação das pessoas se amplie para que suas atividades se globalizem.
Nós, que trabalhamos com esta faixa etária, não podemos ficar alheios a esta questão. Precisamos pesquisar o assunto para melhor oferecermos oportunidades de desenvolvimento para nossas crianças.
Seguem abaixo site que apresenta subsídios para esquentar a conversa.
http://www.revel.inf.br/site2007/_pdf/5/artigos/revel_5_bilinguismo_e_educacao_bilingue.pdfGifs e Recados para Orkut Gratis !

segunda-feira, 1 de março de 2010

COMO INTERPRETAR OS DESENHOS DAS CRIANÇAS

Gifs e Recados para Orkut Gratis !


Embora leigos no assunto, precisamos nos inteirar mais, pois o educador tem em mãos um material rico em informações que pode ajudar em muito o desenvolvimento do trabalho educativo.
Desenhar para a criança é um ato natural e no desenho a criança se revela.
Alguns textos podem começar a lançar uma luz para aqueles que se interessarem pelo
assunto.
Boa leitura!

http://portal.unesco.org/culture/en/files/29712/11376608891lais-krucken-pereira.pdf/lais-krucken-pereira.pdf
http://www.portalis.co.pt/119/
http://colorirdesenhos.com/artigos/como-interpretar-desenhos-criancas
http://br.guiainfantil.com/desenho-infantil/210-como-interpretar-os-desenhos-das-criancas.html

Gifs e Recados para Orkut Gratis !