terça-feira, 23 de novembro de 2010

APOSENTADORIA

recado para orkut

Hoje solicitei minha aposentadoria depois de mais de 25 anos trabalhando com educação em escola pública, seja como professora seja como diretora de escola.
Encerro esta minha carreira com bastante alegria e paz de espírito, pois sempre dei o máximo de mim para que o meu trabalho fosse de qualidade.

E assim como encerro minha carreira profissional na escola pública, encerro também as postagens neste blog, pois é hora de mudar. Meus interesses a partir de agora serão outros.

AGRADEÇO A TODOS QUE COMPARTILHARAM COMIGO AS IDÉIAS POSTADAS NESTE BLOG.

DESEJO BOA SORTE A TODOS QUE CONTINUARÃO A TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA!!!

E...

recados para orkut

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ALFABETO CORPORAL

Oi e Olá

Quando o professor  planeja o seu trabalho educacional e se detem no desenvolvimento das linguagens, tendo em vista a amplitude das diferentes formas de linguagem que fazem parte da vida expressiva do ser humano, é muito comum que a linguagem corporal seja relegada a um segundo plano, mesmo na Educação Infantil. 
Ao tomar conhecimento do livro "Alfabeto Corporal", numa palestra ministrada pela autora Maria Augusta Sanches Rossini, pude entender a importância do movimento corporal no desenvolvimento da criança, já que sua prática estimula o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos bio-psico-social-emocional.
Conforme a autora, ter a oportunidade de se expressar corporalmente é fundamental para aliviar tensões e relaxar, em qualquer idade, e para as crianças não alfabetizadas é uma excelente atividade de prontidão, visto que ela interioriza corporalmente o alfabeto antes de conhecer os símbolos.
Para os interessados no assunto, recomendo visitar o site da autora e ampliar mais os conhecimentos sobre este assunto. É bem interessante.
http://www.mariaaugustarossini.com.br/

Segunda Feira

sábado, 6 de novembro de 2010

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

recado para orkut

Achei curiosa a união destas duas palavras, pois, às vezes, separadamente, elas são entendidas como molas propulsoras das atitudes humanas que partem de direções opostas.

O que seria, então, a inteligência emocional?
Pensar as emoções, racionalizar os sentimentos, usar a inteligência para entender como se sente e direcionar melhor as reações emocionais?

Aqui o foco da reflexão diz respeito à inteligência emocional no trabalho.
Pesquisas tem revelado que os profissionais de educação estão tendo dificuldades para equilibrar-se, emocionalmente, diante das condições de trabalho a que estão sujeitos e isto tem gerado problemas sérios de saúde.
Não desmerecendo a importância da discussão sobre a luta necessária para mudar estas condições, esta postagem parte do pressuposto de que enquanto estas mudanças não chegam, e se vamos continuar nesta profissão,  cada um tem que procurar meios de fazê-lo sem perder a saúde.
E isto se aplica não somente a nossa profissão.
Talvez, o entendimento da inteligência emocional e de como podemos usá-la para melhor obtermos resultados em nosso trabalho, bem como apropriar-se da concepção de que nossas emoções podem ser educadas, possa nos ajudar.

Vejam alguns sites que podem fornecer informações interessantes sobre o assunto:
http://www.saudeetrabalho.com.br/download_2/inteligencia-emocional-psiconsult.pdf
http://www.din.uem.br/ia/emocional/
http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/4411/inteligencia-emocional-no-trabalho.html
http://intersaberes.grupouninter.com.br/3/arquivos/5.pdf


recados orkut