segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS



Estamos nos aproximando do mês em que se comemora o dia da criança.
Recentemente deparei com a informação de que este dia, no Brasil, foi "inventado" por um político na década de 20, sendo o dia 12 de outubro oficializado por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Sabe-se que muitos países comemoram o dia das crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o Dia Universal das Crianças, porque nessa data é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.
Como vivemos numa sociedade altamente consumista, embalados por uma mídia muito bem articulada,estamos todos induzidos a demonstrar nosso carinho e atenção pelas crianças através de presentes.
Logicamente, presentear, ou não, não é o cerne da questão.
A reflexão deve ser encaminhada no sentido de percebermos que as crianças precisam muito mais do que presentes.
Retomando o contido na Declaração dos Direitos das Crianças, na qual estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento, podemos perceber o quanto nossa sociedade está longe de atingir esta meta e que precisamos, todos juntos, encontrar um caminho que conduza a ações verdadeiras que promovam o cuidado das crianças seja qual for a sua classe social.
E o caminho é a educação.
Investir na educação, tanto para um atendimento educacional de qualidade para as crianças, quanto para o despertar da sociedade, resultará em respostas para a busca de uma vida mais digna para todas as crianças do nosso país.




sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ORIENTAÇÃO SEXUAL NA PRÉ-ESCOLA

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Este é um tema difícil de abordar, pois, ainda hoje, existem muita desinformação e preconceito sobre o assunto.
Muitos pais questionam se é na pré-escola que deve começar a orientação sexual das crianças.
Para alguns este é ainda um tema que deve ficar fora da educação escolar das crianças até que eles possam compreender melhor do que se trata e saber lidar com a sua própria sexualidade.
Até mesmo alguns professores encontram dificuldade em desenvolver um trabalho adequado sobre o assunto.
Na verdade, é o adulto que não sabe como lidar com a questão, pois para a criança a sexualidade faz parte do lado natural da vida.

Pesquisando o assunto, encontram-se propostas de como trabalhar o tema com as crianças, seja na escola seja em casa.
Seguem alguns links de sites:

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/orientacao-sexual-426475.shtml
http://www.webartigos.com/articles/14248/1/as-implicacoes-da-sexualidade-infantil-e-a-orientacao-sexual-nas-instituicoes-escolares/pagina1.html
http://grupopapeando.wordpress.com/2009/07/22/midia-e-sexualidade-na-educacao-infantil/

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

terça-feira, 22 de setembro de 2009

sábado, 19 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Gifs e Recados para Orkut Gratis !


Conhecimento dos recursos naturais, da interrelação natureza/homem, da importância do equilíbrio no ciclo de vida dos seres, das conseqüências da ação do homem na natureza, não parece ser suficiente para que haja mudança nas atitudes das pessoas em relação à natureza.
Vida saudável é uma preocupação de todos, mas não aparece relacionada com o cuidado com o ambiente em que vivemos.
Concepções de ambiente, natureza e vida, precisam ser analisadas, refletidas e trabalhadas desde a pré-escola, de modo que as crianças possam entender e praticar o cuidado de si e da natureza, criando um ambiente saudável, equilibrado, que proporcione um futuro mais seguro para o ser humano.
Quem se interessa sobre a questão, não pode deixar de ler o artigo indicado.
Boa Leitura!

http://www.webartigos.com/articles/2717/1/desafios-da-educacao-ambiental-para-educacao-infantil/pagina1.html

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CURRÍCULO

scrapbook digital no orkut

Não é um assunto novo e com certeza continuará permeando as discussões sobre educação e qualidade de ensino.
Não vou me aventurar a definir "currículo", pois não é este o objeivo desta postagem.
Apenas gostaria de incentivar a pesquisa sobre o tema, lançando o desafio da reflexão na busca de melhores resultados no trabalho educativo.
Quando você inicia a pesquisa, se depara com muitas definições diferentes de currículo ao longo de toda a história da educação. Contudo não precisamos nos deter numa pesquisa tão abrangente. Podemos nos reportar aos parâmetros currículares nacionais e estendermos a pesquisa a partir de lá.
O importante é nos focarmos na qualidade da aprendizagem das crianças, mais especificamente, na educação infantil que é a nossa área.
Espero que aceitem o desafio e ampliem o rol de possibilidades desta pesquisa. Bom trabalho!
http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/o-curriculo-na-educacao-infantil.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/educacao-infantilque-trabalhar.htm
http://www.atribunamt.com.br/2009/09/como-trabalhar-o-curriculo-na-educacao-infantil-iii/
http://www.partes.com.br/educacao/saberesepropostas.asp

scraps montagens

domingo, 13 de setembro de 2009

PEDAGOGIA DO AFETO

recados personalizados

Navegando pelos sites de pedagogia, procurando informação sobre currículo de educação infantil, deparei com o termo "Pedagogia do Afeto" e resolvi me deter um pouco sobre este tema.
Todos nós sabemos ou, melhor dizendo, sentimos na nossa pele a necessidade de afeto, quando nos relacionamos com as outras pessoas seja qual for a situação que estivermos vivendo.
Tendo isto em mente é fácil entender que, numa situação de aprendizagem onde enfrentamos os nossos medos, o medo de errar, de mudar, de se arriscar, pois estamos diante do desconhecido, sermos tratados com gentileza e afeto propicia um terreno seguro para nos aventurarmos no caminho da busca do conhecimento.
Se retrocedermos a nossa infância, tenho certeza que todos lembrarão que foi mais fácil aprender algo quando fomos tratados com carinho e paciência e que numa situação contrária, onde fomos orientados com severidade e até mesmo agressividade, a aprendizagem propriamente dita não se deu. Podíamos até reproduzir de forma mecânica o que estávamos sendo ensinados, mas o fazíamos por medo e não pela real apropriação do conhecimento.
Seguem sites com reflexões sobre o assunto que valem a pena serem visitados.
http://unipe.br/blog/psicologia/?p=18
http://br.geocities.com/capoterapia2000/C8

scraps fofos

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

NATUREZA E SOCIEDADE

todos os gifs, imagens


O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil se organiza em eixos de trabalho ampliando os conceitos de conteúdo e possibilitando uma maior integração e coerência no processo educativo.
Por serem amplos, possibilitam uma abrangência maior de relações do universo infantil com o universo sociocultural e natural no qual a criança vive.
O vídeo abaixo, de forma resumida e em linguagem simples e direta, capta bem a idéia contida no documento.
Segue, também, link para análise da íntegra dos PCNs:
http://302284.vilabol.uol.com.br/pcn-inf.htm#1-7





smileys falando


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MATEMÁTICA E PORTUGUÊS

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Aprender Português e Matemática pode ser divertido. Esta é uma idéia que vale a pena ser colocada em prática.
Muitas enquetes realizadas com alunos colocam estas duas disciplinas como as mais "difíceis" e por que não dizer as mais "odiadas" do currículo. Isto precisa mudar.
Existem muitos meios de trabalhar os conteúdos destas disciplinas de forma lúdica e divertida que, seguramente, resultam em aprendizagem e conhecimento.
E é a educação infantil que pode dar o primeiro passo para esta conquista.





Gifs e Recados para Orkut Gratis !

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

CIÊNCIAS



Disciplina que estuda os seres, o meio ambiente em que vivem e as relações por eles estabelecidas, merece especial atenção, por parte dos educadores na educação infantil.
Citando Rosalind Driver em seu livro Dando sentido para a ciência: pesquisando as idéias das crianças.(Co-autores: Ann Squires e Wood Peter):

“As crianças, desde muito cedo, já desenvolvem idéias sobre o mundo natural que os rodeia. Têm experiências a respeito do que acontece quando deixam cair, empurram, apertam ou arremessam objetos, e assim constroem idéias e expectativas relacionadas com a forma como os objetos são percebidos e como eles se movem. Da mesma maneira, desenvolvem idéias sobre outros aspectos do mundo que as rodeia por meio de experiências, por exemplo, com os animais, as plantas, a água, a luz e as sombras, as estufas e os brinquedos...”

Ao planejarem suas atividades, focadas no eixo Natureza e Sociedade, os educadores devem valorizar as idéias e experiências que as crianças já possuem e propor atividades que transformem estas idéias e experiências em conhecimento científico.
Ciências só tem sentido, na Educação Infantil, se possibilitar para as crianças construírem uma idéia ampla do universo científico, se estimular uma postura investigativa e curiosa diante dos fenômenos e fatos vividos e se criar oportunidades para a criança observar e relacionar, tornando, assim, o conhecimento cada vez mais significativo.
Para refletir sobre a questão, sugiro visitar estes sites:

http://www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1900.doc
http://www.fortium.com.br/faculdadefortium.com.br/ana_karina/material/aula%20dia%2018%20de%20setembro.pdf
http://www1.fapa.com.br/cienciaseletras/pdf/revista43/artigo11.pdf


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO FÍSICA








Lembro-me da minha época de infância quando, na escola, aula de educação física era apenas para aqueles que sabiam jogar e os que não sabiam ficavam apenas assistindo.
Hoje, a aula de educação física é mais do que um espaço para diferenciar os jogadores dos não jogadores.
A importância desta disciplina tem se tornado mais evidente a cada dia que passa e pensar educação física na educação infantil é imprescindível quando se objetiva o desenvolvimento da criança em seu aspecto global.
Estive pesquisando nesta área e encontrei artigos interessantes que podem ajudar aos educadores  desenvolverem um trabalho relacionado ao movimento, pensando em orientação espacial e expressão corporal entre outros aspectos que podem ser explorados com atividades ligadas à educação física.
Seguem abaixo as indicações:
http://www.humanitates.ucb.br/2/educacao.htm
http://www.fafibe.br/revistaonline/arquivos/andreia_aeducacaofisicanaeducacaoinfantil.pdf
http://www.educacional.com.br/projetos/edinf/esporte/default.asp
http://www.efdeportes.com/efd125/o-papel-do-professor-especialista-na-educacao-fisica-infantil-escolar.htm