sexta-feira, 4 de setembro de 2009

CIÊNCIAS



Disciplina que estuda os seres, o meio ambiente em que vivem e as relações por eles estabelecidas, merece especial atenção, por parte dos educadores na educação infantil.
Citando Rosalind Driver em seu livro Dando sentido para a ciência: pesquisando as idéias das crianças.(Co-autores: Ann Squires e Wood Peter):

“As crianças, desde muito cedo, já desenvolvem idéias sobre o mundo natural que os rodeia. Têm experiências a respeito do que acontece quando deixam cair, empurram, apertam ou arremessam objetos, e assim constroem idéias e expectativas relacionadas com a forma como os objetos são percebidos e como eles se movem. Da mesma maneira, desenvolvem idéias sobre outros aspectos do mundo que as rodeia por meio de experiências, por exemplo, com os animais, as plantas, a água, a luz e as sombras, as estufas e os brinquedos...”

Ao planejarem suas atividades, focadas no eixo Natureza e Sociedade, os educadores devem valorizar as idéias e experiências que as crianças já possuem e propor atividades que transformem estas idéias e experiências em conhecimento científico.
Ciências só tem sentido, na Educação Infantil, se possibilitar para as crianças construírem uma idéia ampla do universo científico, se estimular uma postura investigativa e curiosa diante dos fenômenos e fatos vividos e se criar oportunidades para a criança observar e relacionar, tornando, assim, o conhecimento cada vez mais significativo.
Para refletir sobre a questão, sugiro visitar estes sites:

http://www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1900.doc
http://www.fortium.com.br/faculdadefortium.com.br/ana_karina/material/aula%20dia%2018%20de%20setembro.pdf
http://www1.fapa.com.br/cienciaseletras/pdf/revista43/artigo11.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário