domingo, 13 de setembro de 2009

PEDAGOGIA DO AFETO

recados personalizados

Navegando pelos sites de pedagogia, procurando informação sobre currículo de educação infantil, deparei com o termo "Pedagogia do Afeto" e resolvi me deter um pouco sobre este tema.
Todos nós sabemos ou, melhor dizendo, sentimos na nossa pele a necessidade de afeto, quando nos relacionamos com as outras pessoas seja qual for a situação que estivermos vivendo.
Tendo isto em mente é fácil entender que, numa situação de aprendizagem onde enfrentamos os nossos medos, o medo de errar, de mudar, de se arriscar, pois estamos diante do desconhecido, sermos tratados com gentileza e afeto propicia um terreno seguro para nos aventurarmos no caminho da busca do conhecimento.
Se retrocedermos a nossa infância, tenho certeza que todos lembrarão que foi mais fácil aprender algo quando fomos tratados com carinho e paciência e que numa situação contrária, onde fomos orientados com severidade e até mesmo agressividade, a aprendizagem propriamente dita não se deu. Podíamos até reproduzir de forma mecânica o que estávamos sendo ensinados, mas o fazíamos por medo e não pela real apropriação do conhecimento.
Seguem sites com reflexões sobre o assunto que valem a pena serem visitados.
http://unipe.br/blog/psicologia/?p=18
http://br.geocities.com/capoterapia2000/C8

scraps fofos

Nenhum comentário:

Postar um comentário