quarta-feira, 29 de abril de 2009

BOA IDÉIA

Gifs e Recados para Orkut Gratis !
Hoje participei do VII Congresso Internacional de Educação, no Ginásio do Ibirapuera, aqui em São Paulo, cujo tema era o trabalho com as diferentes linguagens.
Uma das palestrantes, a jornalista Rosana Hermann, falou sobre a importância do blog como canal informativo, como um canal de expressão comunicativa que pelo advento da tecnologia está criando possibilidades de disseminar entre os diversos leitores o conhecimento de forma rápida e atual.
Foi uma grata surpresa, pois estou fazendo um curso sobre Blog e achei superinteressante o foco dado ao assunto.
É isso aí, amigos blogueiros.
Precisamos mesmo aproveitar este espaço e difundirmos nossas idéias sobre educação e sobre o conhecimento em todos os seus níveis.
Vale mesmo a pena.

Gifs e Recados para Orkut Gratis !


segunda-feira, 27 de abril de 2009

E ENTÃO, POSSO ALFABETIZAR OU NÃO?

Recado Animado.blogspot.com


Estive navegando por aí, meio que sem rumo, quando deparei com sites sobre Educação Infantil e Alfabetização que me fizeram repensar alguns conceitos já irraigados no mundo educacional.
Realmente, este é um tema o qual tem provocado muita controvérsia e que não tem caminhado para nenhuma conclusão.
Muitos acreditam que trabalhar com alfabetização na educação infantil é antecipar, desnecessariamente, uma fase de aprendizagem que se coloca em oposição ao tempo do brincar, do experienciar o lúdico, do vivenciar o prazer do aprender.
Estes são aqueles que encaram a alfabetização como um trabalho sistemático com a escrita alfabética.
Aqueles que entendem a alfabetização como um processo que se estende a todos os níveis da vida social, conseguem perceber que ela não se limita à leitura e à escrita, já que a criança comunica-se não só por meio de palavras, mas também de sons, gestos e ações, tornando o trabalho com a alfabetização possível de ser realizado.
Estes não enxergam barreiras em trabalhar alfabetização na Educação Infantil, pois sabem pensar em estratégias que permitam o contato da criança com todas as formas de linguagem, inclusive a escrita, que não sejam sistemáticas e sim criativas.
Particularmente, acredito que a chave para esta questão é realmente a forma de como trabalhar a alfabetização, pois muitos professores ainda recorrem a uma metodologia arcaica: a do repetir, copiar e memorizar; uma metodologia carente do experimentar, do explorar, do descobrir e do criar, tão naturais no mundo infantil. Esquecem que a criança está inserida num mundo repleto de estímulos de toda forma de linguagem, inclusive a escrita.
É preciso olhar, verdadeiramente, para as crianças. Observar como elas aprendem, como elas interagem neste mundo real, vivo, estimulante. Somente, assim, o professor terá condições de proporcionar oportunidades de convívio com a leitura e a escrita de forma criativa, trabalhando com eficiência a alfabetização em seu nível mais abrangente.
Se você se interessar mais por este assunto,
vão aí, algumas dicas de sites:
Este é um assunto que vale a pena ser
estudado, pensado, repensado e discutido.
Gifs e Recados para Orkut Gratis !

domingo, 26 de abril de 2009

A ARTE E A EDUCAÇÃO INFANTIL

O trabalho com Artes, na Educação Infantil, não só proporciona o desenvolvimento da criatividade como também amplia o horizonte cultural das crianças.


São inúmeras as possibilidades:



A LITERATURA


A PINTURA


A DANÇA

O TEATRO

A MÚSICA


Seja qual for o caminho a seguir, ele será repleto de beleza e contentamento.



Como Platão já dizia em sua A República

"Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes"

Se estiverem interessados em artigos sobre o assunto é só seguir o link

http://www.arteeducacaoinfantil.hpg.ig.com.br/


Gifs e Recados para Orkut Gratis !




sábado, 25 de abril de 2009

BOAS VINDAS!!!

Gifs e Recados para Orkut Gratis !
Quero te recepcionar, falando do meu blog!

Desde o meu primeiro contato
com Educação Infantil,
fui fisgada pelo encanto das crianças
e pelas inúmeras possibilidades de
trabalho pedagógico nesta área.

Meu blog não é pretensioso.
Apenas desejo,
através dele,
trocar informações e experiências.
Muito mais aprender
do que ensinar.

Este é o meu convite.
Espero que aceitem.
Gifs e Recados para Orkut Gratis !