terça-feira, 23 de novembro de 2010
APOSENTADORIA
Hoje solicitei minha aposentadoria depois de mais de 25 anos trabalhando com educação em escola pública, seja como professora seja como diretora de escola.
Encerro esta minha carreira com bastante alegria e paz de espírito, pois sempre dei o máximo de mim para que o meu trabalho fosse de qualidade.
E assim como encerro minha carreira profissional na escola pública, encerro também as postagens neste blog, pois é hora de mudar. Meus interesses a partir de agora serão outros.
AGRADEÇO A TODOS QUE COMPARTILHARAM COMIGO AS IDÉIAS POSTADAS NESTE BLOG.
DESEJO BOA SORTE A TODOS QUE CONTINUARÃO A TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA!!!
E...
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
ALFABETO CORPORAL
Quando o professor planeja o seu trabalho educacional e se detem no desenvolvimento das linguagens, tendo em vista a amplitude das diferentes formas de linguagem que fazem parte da vida expressiva do ser humano, é muito comum que a linguagem corporal seja relegada a um segundo plano, mesmo na Educação Infantil.
Ao tomar conhecimento do livro "Alfabeto Corporal", numa palestra ministrada pela autora Maria Augusta Sanches Rossini, pude entender a importância do movimento corporal no desenvolvimento da criança, já que sua prática estimula o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos bio-psico-social-emocional.
Conforme a autora, ter a oportunidade de se expressar corporalmente é fundamental para aliviar tensões e relaxar, em qualquer idade, e para as crianças não alfabetizadas é uma excelente atividade de prontidão, visto que ela interioriza corporalmente o alfabeto antes de conhecer os símbolos.
Para os interessados no assunto, recomendo visitar o site da autora e ampliar mais os conhecimentos sobre este assunto. É bem interessante.
http://www.mariaaugustarossini.com.br/
Ao tomar conhecimento do livro "Alfabeto Corporal", numa palestra ministrada pela autora Maria Augusta Sanches Rossini, pude entender a importância do movimento corporal no desenvolvimento da criança, já que sua prática estimula o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos bio-psico-social-emocional.
Conforme a autora, ter a oportunidade de se expressar corporalmente é fundamental para aliviar tensões e relaxar, em qualquer idade, e para as crianças não alfabetizadas é uma excelente atividade de prontidão, visto que ela interioriza corporalmente o alfabeto antes de conhecer os símbolos.
Para os interessados no assunto, recomendo visitar o site da autora e ampliar mais os conhecimentos sobre este assunto. É bem interessante.
http://www.mariaaugustarossini.com.br/
sábado, 6 de novembro de 2010
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Achei curiosa a união destas duas palavras, pois, às vezes, separadamente, elas são entendidas como molas propulsoras das atitudes humanas que partem de direções opostas.
O que seria, então, a inteligência emocional?
Pensar as emoções, racionalizar os sentimentos, usar a inteligência para entender como se sente e direcionar melhor as reações emocionais?
Aqui o foco da reflexão diz respeito à inteligência emocional no trabalho.
Pesquisas tem revelado que os profissionais de educação estão tendo dificuldades para equilibrar-se, emocionalmente, diante das condições de trabalho a que estão sujeitos e isto tem gerado problemas sérios de saúde.
Não desmerecendo a importância da discussão sobre a luta necessária para mudar estas condições, esta postagem parte do pressuposto de que enquanto estas mudanças não chegam, e se vamos continuar nesta profissão, cada um tem que procurar meios de fazê-lo sem perder a saúde.
E isto se aplica não somente a nossa profissão.
Talvez, o entendimento da inteligência emocional e de como podemos usá-la para melhor obtermos resultados em nosso trabalho, bem como apropriar-se da concepção de que nossas emoções podem ser educadas, possa nos ajudar.
Vejam alguns sites que podem fornecer informações interessantes sobre o assunto:
http://www.saudeetrabalho.com.br/download_2/inteligencia-emocional-psiconsult.pdf
http://www.din.uem.br/ia/emocional/
http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/4411/inteligencia-emocional-no-trabalho.html
http://intersaberes.grupouninter.com.br/3/arquivos/5.pdf
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: FALTA DE LIMITES, DE VALORES, DE ÉTICA?
A relação entre a violência e a cultura da vaidade, foi a abordagem utilizada pelo professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Yves de La Taille, para analisar a questão da violência na escola.
Alguns pressupostos foram apresentados, por ele, como embasamento a esta abordagem que merecem aqui um destaque, como pontos de reflexão para nós educadores, no sentido de analisarmos a nossa prática e desenvolvermos estratégias mais eficazes no combate à violência:
- há uma tendência para encarar a violência como uma questão patológica;
- ao generalizar a violência corre-se o risco de naturalizá-la;
- não se deve esquecer que a moral e ética são ferramentas que tem o papel de se antecipar à violência;
- é preciso que a educação elabore estratégias de educação moral e formação ética;
- na cultura da vaidade se valorizam representações de si vazias e heterônomas;
- em tal cultura, subjulgar o outro pode ser um fator de identidade e de orgulho;
- o respeito moral depende do respeito de si mesmo;
- é necessário opor a uma cultura de vaidade uma cultura de autorrespeito.
Com certeza, a abordagem apresentada pelo professor Yves, não dá conta da totalidade dos casos de violência, contudo, acredito que os aspectos levantados por ele, merecem ser estudados e analisados.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
Não deixe de assistir ao documentário sobre publicidade, consumo e infância, que tive a oportunidade de ver no dia de ontem durante a palestra de Lais Fontenelle Pereira, coordenadora de Educação e Pesquisa do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana (http://www.alana.org.br/).
Mais do que um simples alerta é a constatação de um fato que nós adultos, pais e educadores, reforçamos com nossas atitudes consumista e alienada, contribuindo para a disseminação deste ideal e deste estilo de vida entre as nossas crianças.
Este documentário está dividido em 5 partes, que reproduzo abaixo:
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
A ADMINISTRAÇÃO DE RITMOS NA ESCOLA
No dia de ontem, pude participar de uma palestra sobre a administração dos diferentes ritmos de aprendizagem na escola e pude perceber a necessidade de mudança na ótica educacional da maioria dos educadores, em relação a alguns conceitos, como:
- expectativa de uniformidade;
- entendimento de que a aprendizagem é um resultado natural do ensino;
- política da culpabilização;
- desconsiderar as dimensões sociocultural e afetiva da aprendizagem.
"...importa dizer que a administração dos ritmos na escola passa necessariamente pela revisão de posturas e concepções. Quando a aprendizagem é compreendida como construção pessoal que se processa de modo singular a partir de saberres prévios, valores sociais, experiências vividas pelo aluno, configurações socioculturais específicas do seu contexto de vida, modos de se inserir na sociedade e na escola, expectativas familiares, interesses e motivações pessoais, processos cognitivos, oportunidades de reflexão e de negociação de sentidos com base nas diversas estratégias de antecipação e construção de hipóteses, o professor não só tem mais condições de lidar com a diversidade de seus alunos, como também de acompanhá-los em seus respectivos processos, respeitando suas possibilidades e ritmos na construção do saber."
Este é um assunto que merece muita atenção de todos os educadores e as concepções aqui destacadas podem servir de parâmetros para um estudo mais aprofundado. Vale a pena se dedicar a isso. Não tenho dúvida que os resultados na prática podem ser positivos tanto para a escola como para as crianças.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
A NECESSÁRIA OPÇÃO PELA ESCOLA PÚBLICA
Mais uma vez, estou participando do Congresso de Educação promovido pelo SINPEEM - Sindicato dos Profissionais de Educação do Ensino Municipal.
O título deste congresso nos remete à necessidade de entendermos a escola pública como prioridade política e social, para que uma educação de qualidade se estenda a todos, como é de direito de todos os cidadãos.
Quando teremos esta visão colocada em prática?
Será que o problema está apenas na atuação dos políticos que demonstram descaso com a escola pública?
Ou será que a sociedade como um todo tem, também, uma grande parcela de responsabilidade?
Esta postura diante da escola pública, tanto política como social, não estaria servindo ao propósito de manter a atual estrutura social que, embora decadente, serve aos propósitos de muitos?
Esperemos que a sociedade perceba logo que a hora de começar as mudanças já ficou no passado e que precisamos apressar o passo no presente para não nos perdermos nos futuro.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
sábado, 9 de outubro de 2010
LEITURA OU RELEITURA
Você se interessa pelo assunto?
Então, visite os sites abaixo e amplie o trabalho com a arte expressa em diferentes formas de linguagem.
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=7
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:gamIbEpDW4kJ:www.ceart.udesc.br/Pos-Graduacao/revistas/artigos/valeska.doc+releitura+significado&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/
http://www.aprendebrasil.com.br/AtividadesColaborativas/pdf/Releitura_e_Tecnicas.pdf
Então, visite os sites abaixo e amplie o trabalho com a arte expressa em diferentes formas de linguagem.
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=7
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:gamIbEpDW4kJ:www.ceart.udesc.br/Pos-Graduacao/revistas/artigos/valeska.doc+releitura+significado&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/
http://www.aprendebrasil.com.br/AtividadesColaborativas/pdf/Releitura_e_Tecnicas.pdf
terça-feira, 28 de setembro de 2010
FÁBULAS
Há quem diga que as fábulas não são textos literários de qualidade, pois apresentam, apenas, caráter moralista.
Contudo é preciso lembrar que as fábulas já fazem parte da educação infantil há muitos anos e em muitos países e que, aqui no Brasil, começaram a perder força a muito pouco tempo, quando se começou a dizer que a literatura infantil estava sendo, realmente, levada a sério.
Polêmica a parte (se é literatura ou não ou se deve trabalhar textos moralistas ou não) não podemos esquecer que todo texto bem explorado pode trazer bons resultados ao incentivo à leitura, ao conhecimento da vida e à reflexão das nossas atitudes enquanto seres humanos. E cabe ao professor este trabalho.
Seguem alguns sites que podem ilustrar melhor a questão aqui colocada:
http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/03/projeto-os-animais-e-educacao-infantil.html
http://www.webartigos.com/articles/22828/1/A-IMPORTANCIA-DO-INCENTIVO-A-LEITURA-NO-COTIDIANO-DA-EDUCACAO-INFANTIL/pagina1.html
http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/eventos/PA%206.pdf
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1509
Assinar:
Postagens (Atom)

