Como tudo neste país é deixado para a última hora, não podia ser diferente no tocante à discussão sobre o ensino de nove anos: sua implementação e consequentes implicações para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
Todos que estão engajados na luta por uma educação de qualidade precisam estar atentos às adequações que se fazem necessárias tanto nas escolas de ensino fundamental como nas escolas de educação infantil.
Numa primeira análise a impressão que se tem é que não faz muita diferença alterar a faixa etária das crianças a serem matriculadas no ensino fundamental.
Contudo mais do que uma questão matemática, na verdade existem questões pedagógicas, financeiras e até mesmo de estrutura física dos prédios das escolas que precisam ser refletidas a fim de se administrar esta mudança de modo a não acarretar prejuízos para o aprendizado destas crianças.
Como proposta de estudo seguem alguns sites que podem elucidar melhor estas questões.
http://www.educador.brasilescola.com/politica-educacional/ensino-fundamental-de-nove-anos.htm
http://www.futuroprofessor.com.br/a-educacao-em-nove-anos-mudancas-no-ensino-fundamental
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12624%3Aensino-fundamental&Itemid=859
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-fundamental-9-anos/

