sexta-feira, 30 de abril de 2010

O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Oi e Olá
Como tudo neste país é deixado para a última hora, não podia ser diferente no tocante à discussão sobre o ensino de nove anos: sua implementação e consequentes implicações para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
Todos que estão engajados na luta por uma educação de qualidade precisam estar atentos às adequações que se fazem necessárias tanto nas escolas de ensino fundamental como nas escolas de educação infantil.
Numa primeira análise a impressão que se tem é que não faz muita diferença alterar a faixa etária das crianças a serem matriculadas no ensino fundamental.
Contudo mais do que uma questão matemática, na verdade existem questões pedagógicas, financeiras e até mesmo de estrutura física dos prédios das escolas que precisam ser refletidas a fim de se administrar esta mudança de modo a não acarretar prejuízos para o aprendizado destas crianças.
Como proposta de estudo seguem alguns sites que podem elucidar melhor  estas questões.

http://www.educador.brasilescola.com/politica-educacional/ensino-fundamental-de-nove-anos.htm
http://www.futuroprofessor.com.br/a-educacao-em-nove-anos-mudancas-no-ensino-fundamental
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12624%3Aensino-fundamental&Itemid=859
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-fundamental-9-anos/


Boa Noite

sábado, 24 de abril de 2010

O QUE NÃO PODE FALTAR NA PRÉ-ESCOLA

Oi e Olá

Este é o título de uma máteria da Revista Nova Escola que esbarrei por acaso nas minhas navegações pela Internet.
Vale a pena dar uma olhada.
É só seguir este link http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/nao-pode-faltar-pre-escola-428529.shtml e depois continuar lendo os demais itens lá explicitados.
Boa leitura e ...
Oi e Olá

domingo, 4 de abril de 2010

VALORIZANDO O TRABALHO DA CRIANÇA


Quem leva a sério o trabalho com Educação Infantil sabe avaliar a diferença entre encontrar as paredes de uma escola decoradas com desenhos e produções artísticas das crianças que lá estudam e encontrar decorações com produções artísticas de adultos famosos.

Muitas escolas optam por "deixar a escola bonita" enfeitando as paredes com personagens de desenho animado e cenas de contos de fadas e se esquecem que a beleza está na alegria que os pequenos demonstram ao verem seus trabalhos reconhecidos.

Esta postura de algumas escolas não dá às crianças a chance de interagir com o espaço, se identificar com o ambiente, nem perceber e comentar as semelhanças e diferenças entre seus trabalhos e os dos colegas.

Em todas as escolas de Educação Infantil os murais e varais deveriam ser um espaço de expressão artística capaz de abrigar diferentes produções das crianças ao longo do ano, de acordo com o plano de trabalho desenvolvido pelo professor e o desenvolvimento de cada uma delas.

Para as crianças, participar do local em que passam boa parte do dia, é perceber o interesse da escola pelo seu aprendizado.

Para a escola é uma ótima forma de mostrar como ela valoriza e prestigia o esforço de cada uma das crianças, criando um ambiente familiar, no qual elas se sintam, de fato, acolhidas e prestigiadas.


Despedida