sexta-feira, 29 de maio de 2009

SOMOS TODOS IGUAIS?

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Hoje ouvi uma conversa interessante que me chamou bastante a atenção sobre "Igualdade".
Percebi que "Igualdade" é um termo um tanto confuso para as pessoas.
O que as pessoas entendem por "Igualdade"?
Semelhança? Então: Igual a quem? Ou a que? A padrões estabelecidos pela mídia?
Ou em relação a que? À lei?, à vida?
Qual o molde oficial que estabele esta "Igualdade"?
Direitos?
Concordo que todos nós temos direitos iguais à vida e a tudo que é bom, mas pensar que todos nós somos iguais, para mim, é rotular a humanidade.
Na educação a idéia de igualdade, muitas vezes, causa mais problema do que representa solução.
Acreditar que todas as crianças aprendem da mesma forma e, portanto, o professor planejar uma atividade para todos e esperar que todos acompanhem do mesmo jeito, é uma ilusão que tem provocado o desinteresse das crianças pela escola e causado mais dificuldades de aprendizagem.
Estudos tem mostrado que as pessoas processam a aprendizagem de forma diversa.
Podemos começar por uma questão simples que é o canal sensorial (visual, auditivo ou cinestésico) em que cada qual retem as informações recebidas.
Cada um de nós tem os três canais processando mensagem, mas um deles é mais aguçado do que os outros, que sem o estímulo certo, em algumas pessoas, se tornam mais fracos ou quase nulos.
Levando isto em conta, podemos facialmente concluir quão importante é diversificar as atividades para envolver e atingir o maior número possível de crianças que delas participam.
Pensem: Se a atividade proposta pelo professor for intensamente visual, as crianças auditivas e cinestésicas se sentiriam envolvidas por elas? Ou o professor teria apenas uma parte das crianças envolvidas na ação proposta?
Não teria o professor que oferecer possibilidades do envolvimento de todos? Não estaria a atenção das crianças direcionada para a tividade se ela pudesse contemplar os três canais?
Eu tenho estudado o assunto há algum tempo e na prática, como professora em sala de aula, pude observar que quando se planeja a atividade de forma a oferecer a mesma informação utilizando-se de recursos visuais, auditivos e cinestésicos você consegue o envolvimento de mais crianças na atividade. Para mim este é um fato observado e comprovado pela minha prática.
Para aqueles que se interessarem pelo assunto, existem sites que podem fornecer informações valiosas que ajudarão, não só na prática de sala de aula, mas na vida de cada um, no desenvolvimento do auto-conhecimento. Existem cursos de PNL que abordam o assunto que também são muito interessantes.
Seguem alguns sites:

http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/AU_01_jsilveira.pdf
http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=9AA0D6F8683F49089333D6DB70978305&channelid=0&schemaid=&opsel=2
http://www.phatae.com/terapias/aps.htm


Gifs e Recados para Orkut Gratis !

terça-feira, 26 de maio de 2009

UM POUCO DE HISTÓRIA





Estava navegando por aí e encontrei alguns vídeos sobre a história da educação infantil.

Acho interessante parar e relambrar alguns fatos que talvez nos ajudem a entender um pouco dos conceitos que, ainda hoje, permeiam o trabalho nas escolas de educação infantil.

Acredito que entendendo melhor o caminho percorrido pela Educação Infantil, através dos tempos, poderemos repensar o que queremos para o futuro e replanejar melhor nossas ações presentes.





























domingo, 24 de maio de 2009

FUNÇÃO SIMBÓLICA

Gifs e Recados para Orkut Gratis !



Função Simbólica é uma expressão que aparece com freqüência nos estudos de neurociência e aprendizagem, ligada à idéia de brincadeira.

A criança tem uma capacidade impressionante de viver o mundo da imaginação. Com facilidade ela mergulha na fantasia e cria um mundo todo dela, no qual ela pode experienciar contextos da vida real, exercitando o lado social da educação e desenvolvendo aprendizagens.

Quanto mais as brincadeiras propiciarem o exercício da imaginação, criando através da função simbólica a ponte com o mundo real, mais se desenvolverão as aprendizagens.

Links interessantes:

http://www.alb.com.br/anais16/sem13pdf/sm13ss13_04.pdf

http://www.exames.org/apontamentos/Psicologia/psicologia-desenvolvimento.doc

http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/1_0196.pdf



Gifs e Recados para Orkut Gratis !



sexta-feira, 22 de maio de 2009

NEUROCIÊNCIA



Estou em busca de mais informações sobre a relação entre Neurociência e Educação.
Neurociência não é um termo novo para mim. Em 2006, quando participei de um Congresso sobre Educação, tive meu primeiro contato com ele. Porém, depois tentei encontrar textos que pudessem ligar com Educação e Aprendizagem e tive muita dificuldade, pois encontrei apenas informações sobre o seu uso em tratamento clínico.
Agora parece estar mais fácil. Estudos, em Neurociência, sobre aprendizagem parecem ser alvo de mais pesquisadores do que eram antes. Isto é um bom sinal. Quer dizer que resultados têm sido obtidos e que a necessidade de investir pesquisas em Educação está cada vez mais em evidência.
Estou apenas iniciando meus estudos nesta área. Acredito que tem muito ainda para pesquisar.
Alguns sites interessantes que eu já encontrei:
http://www.sitedaescola.com/ferramentas/dokeos/courses/NAPNE/document/Neuroci_ncia_na_Educa__o_ESPIRITA_ARTIGO.pdf?cidReq=NAPNE
http://neurociencia-educacao.pbworks.com/Aprendizagem
http://www.soartigos.com/articles/1186/1/A-Importancia-da-Neurociencia-na-Aprendizagem-e-Educacao/Page1.html

terça-feira, 19 de maio de 2009

MÚSICA



Participei, hoje, de um curso sobre Educação Infantil e a palestrante falou a respeito da importância da música no desenvolvimento da aprendizagem.
Pesquisadora, Elvira Souza Lima apresentou possibilidades de trabalho com a música, tendo suas afirmações como base o estudo da Neurociência.
Eu já havia estudado a questão da influência da música no sistema nervoso, quando estava em sala de aula, trabalhando Musicoterapia com meus alunos.
Foi um trabalho bem interessante e agradável. Trabalhamos diversos ritmos e estudamos a reação que cada um deles provocava nas pessoas em situações diferenciadas.
Contudo nunca havia estudado a questão do ponto de vista apresentado pela Elvira.
Ela falou bastante sobre a riqueza musical do nosso país e como seria interessante que o professor se valesse deste recurso para estimular o desenvolvimento da aprendizagem infantil.
A música é sempre cativante. Desde que o mundo é mundo o ser humano se deixa envolver por ela e a torna parte de sua vida.
Seria realmente interessante experimentar esta teoria na prática para que pudéssemos ter mais subsídios para explorarmos esta questão.
Com certeza retornaremos a este assunto logo, logo.
Por enquanto, se quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Elvira é só seguir o link:
http://elvirasouzalima.blogspot.com/

sexta-feira, 15 de maio de 2009

INTENCIONALIDADE





Quanto mais eu pesquiso a relação brincar/aprender, mais eu entendo a necessidade do professor planejar o "brincar" nas atividades diárias com as crianças.
A palavra chave é INTENCIONALIDADE. O porquê da atividade, o objetivo da ação, as estratégias para atingir um resultado pretendido definem o planejamento da ação do professor.
Não se pode encarar a brincadeira de forma improvisada, livre, sem intenção.
O professor deve planejar a brincadeira, deve acompanhar o seu desenvolvimento, observar a ação das crianças, brincar com elas, para poder repensar e replanejar.
Caso isso não seja feito a brincadeira será mera diversão, um passatempo.
Brincar é ação pedagógica quando é intencional, quando tem um objetivo claro, proporcionando oportunidade de aprendizagem.
Para saber mais sobre este assunto seguem alguns links:
http://www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/detLeitura.asp?codigo_leitura=97&codigo_idioma=3
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/vamos-brincar-427936.shtml


terça-feira, 12 de maio de 2009

AINDA O BRINCAR

Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut



Encontrei um vídeo muito legal que mostra de uma maneira interessante o que estávamos falando sobre "aprender brincando".

Não gostariam de dar uma olhada? Vale a pena!







Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut



sábado, 9 de maio de 2009

É HORA DE BRINCAR

Gifs e Recados para Orkut Gratis !
Aprender brincando é mais que uma possibilidade é uma certeza.
Embora algumas pessoas ainda acreditem que brincar na educação infantil representa apenas um momento de desconcentração, desvinculado totalmente do momento do aprendizado, isso já foi mais do que comprovado que não é verdadeiro.
O brincar é uma linguagem de aprendizagem que proporciona momentos significativos de interação social e conhecimento.
Vamos começar pelo jogo simbólico. O aprendizado por meio desta linguagem é um aprendizado rico em possibilidades, já que a criança tem oportunidade de vivenciar o mundo real através da representação lúdica e brincando vai aprendendo a reconher contextos de atuação.
Não é a toa que a criança gosta de brincar.
Acredito que, intuitivamente, ela sabe que a brincadeira trará a resposta que ela procura, preencherá alguma necessidade que ela sente e ensinará algo que ela precisa aprender.
Vamos brincar com as crianças!!!
Assim, estaremos ensinando muito mais do que pensamos.

Gifs e Recados para Orkut Gratis !




segunda-feira, 4 de maio de 2009

CONTINUANDO NOSSO ASSUNTO

Gifs e Recados para Orkut Gratis !


No nosso último encontro, estávamos conversando sobre Projetos focados no Protagonismo Infantil, que têm obtido bons resultados apoiando-se no desenvolvimento da Autonomia das crianças.
O Instituto Avisa lá faz um trabalho muito interessante de orientação aos profissionais de Escolas de Educação Infantil que vale a pena conhecer.
Tive a oportunidade de participar de um de seus grupos de orientação no ano passado que me foi muito valioso.
Além das questões pedagógicas, propriamente ditas, relacionadas à Educação Infantil, foram discutidas questões de Gestão Escolar (planejamento, organização, trabalho em equipe) que têm me ajudado muito no dia a dia.
Esta formação foi a inspiração para que, junto com a minha equipe, conseguíssemos planejar e organizar a implementação do Projeto Self-Service na EMEI em que trabalho.
Contamos com a participação de todos os funcionários e os resultados foram magníficos.
As crianças responderam de forma surpreendente.
O aprendizado foi mais rápido do que havíamos pensado.
Era evidente que as crianças se sentiam mais felizes, pois se perceberam capazes de fazer muitas coisas que antes não faziam. Puderam assumir suas escolhas e realizar por si mesmas.
Um exemplo que pretendemos seguir este ano no nosso próximo passo: a implementação dos Cantos de Atividades Diversificadas.
Mas só falarei mais sobre este tema depois que tivermos implementado os Cantos e observado algum resultado.
Se vocês quiserem conhecer mais o trabalho deste Instituto é só seguir o link:
http://avisala.org.br/novo/
Gifs e Recados para Orkut Gratis !

sexta-feira, 1 de maio de 2009

AUTONOMIA

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Hoje vamos falar de autonomia.
Este é um tema que permeia todos os Projetos de Educação Infantil já que não se faz Educação sem falar em Protagonismo Infantil.
Mas será que, realmente, os Gestores e Professores, nas suas práticas diárias, pensam os espaços e atividades da escola levando em conta que a criança precisa ter oportunidade de realizar por si mesma?
Será que a criança tem acesso aos materiais de forma a escolher, experimentar, interagir e criar?
Será mesmo que "Autonomia" faz parte do dia a dia das crianças na escola?
Estas são perguntas fáceis de serem respondidas.
Basta analisar o planejamento dos educadores e observar o trabalho diário, para saber se a prática não está contradizendo a teoria.
Projetos que dão resultado são aqueles que se estruturam na concepção de criança competente e possibilitam à criança um aprendizado realmente significativo.
São inúmeras as possibilidades.
Mas esta é uma conversa para o nosso próximo encontro.
Gifs e Recados para Orkut Gratis !