No nosso último encontro, estávamos conversando sobre Projetos focados no Protagonismo Infantil, que têm obtido bons resultados apoiando-se no desenvolvimento da Autonomia das crianças.
O Instituto Avisa lá faz um trabalho muito interessante de orientação aos profissionais de Escolas de Educação Infantil que vale a pena conhecer.
Tive a oportunidade de participar de um de seus grupos de orientação no ano passado que me foi muito valioso.
Além das questões pedagógicas, propriamente ditas, relacionadas à Educação Infantil, foram discutidas questões de Gestão Escolar (planejamento, organização, trabalho em equipe) que têm me ajudado muito no dia a dia.
Esta formação foi a inspiração para que, junto com a minha equipe, conseguíssemos planejar e organizar a implementação do Projeto Self-Service na EMEI em que trabalho.
Contamos com a participação de todos os funcionários e os resultados foram magníficos.
As crianças responderam de forma surpreendente.
O aprendizado foi mais rápido do que havíamos pensado.
Era evidente que as crianças se sentiam mais felizes, pois se perceberam capazes de fazer muitas coisas que antes não faziam. Puderam assumir suas escolhas e realizar por si mesmas.
Um exemplo que pretendemos seguir este ano no nosso próximo passo: a implementação dos Cantos de Atividades Diversificadas.
Mas só falarei mais sobre este tema depois que tivermos implementado os Cantos e observado algum resultado.
Se vocês quiserem conhecer mais o trabalho deste Instituto é só seguir o link:
http://avisala.org.br/novo/


Nenhum comentário:
Postar um comentário