Hoje vamos falar de autonomia.
Este é um tema que permeia todos os Projetos de Educação Infantil já que não se faz Educação sem falar em Protagonismo Infantil.
Mas será que, realmente, os Gestores e Professores, nas suas práticas diárias, pensam os espaços e atividades da escola levando em conta que a criança precisa ter oportunidade de realizar por si mesma?
Será que a criança tem acesso aos materiais de forma a escolher, experimentar, interagir e criar?
Será mesmo que "Autonomia" faz parte do dia a dia das crianças na escola?
Estas são perguntas fáceis de serem respondidas.
Basta analisar o planejamento dos educadores e observar o trabalho diário, para saber se a prática não está contradizendo a teoria.
Projetos que dão resultado são aqueles que se estruturam na concepção de criança competente e possibilitam à criança um aprendizado realmente significativo.
São inúmeras as possibilidades.
Mas esta é uma conversa para o nosso próximo encontro.


Nenhum comentário:
Postar um comentário