sexta-feira, 29 de maio de 2009

SOMOS TODOS IGUAIS?

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Hoje ouvi uma conversa interessante que me chamou bastante a atenção sobre "Igualdade".
Percebi que "Igualdade" é um termo um tanto confuso para as pessoas.
O que as pessoas entendem por "Igualdade"?
Semelhança? Então: Igual a quem? Ou a que? A padrões estabelecidos pela mídia?
Ou em relação a que? À lei?, à vida?
Qual o molde oficial que estabele esta "Igualdade"?
Direitos?
Concordo que todos nós temos direitos iguais à vida e a tudo que é bom, mas pensar que todos nós somos iguais, para mim, é rotular a humanidade.
Na educação a idéia de igualdade, muitas vezes, causa mais problema do que representa solução.
Acreditar que todas as crianças aprendem da mesma forma e, portanto, o professor planejar uma atividade para todos e esperar que todos acompanhem do mesmo jeito, é uma ilusão que tem provocado o desinteresse das crianças pela escola e causado mais dificuldades de aprendizagem.
Estudos tem mostrado que as pessoas processam a aprendizagem de forma diversa.
Podemos começar por uma questão simples que é o canal sensorial (visual, auditivo ou cinestésico) em que cada qual retem as informações recebidas.
Cada um de nós tem os três canais processando mensagem, mas um deles é mais aguçado do que os outros, que sem o estímulo certo, em algumas pessoas, se tornam mais fracos ou quase nulos.
Levando isto em conta, podemos facialmente concluir quão importante é diversificar as atividades para envolver e atingir o maior número possível de crianças que delas participam.
Pensem: Se a atividade proposta pelo professor for intensamente visual, as crianças auditivas e cinestésicas se sentiriam envolvidas por elas? Ou o professor teria apenas uma parte das crianças envolvidas na ação proposta?
Não teria o professor que oferecer possibilidades do envolvimento de todos? Não estaria a atenção das crianças direcionada para a tividade se ela pudesse contemplar os três canais?
Eu tenho estudado o assunto há algum tempo e na prática, como professora em sala de aula, pude observar que quando se planeja a atividade de forma a oferecer a mesma informação utilizando-se de recursos visuais, auditivos e cinestésicos você consegue o envolvimento de mais crianças na atividade. Para mim este é um fato observado e comprovado pela minha prática.
Para aqueles que se interessarem pelo assunto, existem sites que podem fornecer informações valiosas que ajudarão, não só na prática de sala de aula, mas na vida de cada um, no desenvolvimento do auto-conhecimento. Existem cursos de PNL que abordam o assunto que também são muito interessantes.
Seguem alguns sites:

http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/AU_01_jsilveira.pdf
http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=9AA0D6F8683F49089333D6DB70978305&channelid=0&schemaid=&opsel=2
http://www.phatae.com/terapias/aps.htm


Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Nenhum comentário:

Postar um comentário