quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ANO NOVO

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Hoje é véspera de Ano Novo.
Muitos desejos.
Muitos votos.
Muitas promessas.
Que 2010 seja um ano de AÇÃO.

"Linda Vídeo Mensagem de Feliz Ano Novo, A Paz - Roupa Nova".






quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

NATAL

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Hoje é véspera de Natal.Uma data comemorada com alegria por muitos que acreditam no sentido espiritual da Vida e no Amor do Cristo.
As luzes do Natal parecem trazer mais brilho para as nossas vidas.
Tudo fica mais bonito, as pessoas ficam mais amigáveis e as esperanças de uma vida num mundo melhor parecem reviver e resplandecer nesta época.
Sei que no mundo ainda há muita tristeza e dor.
Nem tudo é ALEGRIA. Nem tudo é PAZ. Nem tudo é AMOR.
Mas acredito que é a FÉ, mais do que a ESPERANÇA, que nos faz acreditar que a FELICIDADE que buscamos, um dia irá chegar e o mundo viverá uma NOVA ERA.
A todos que acreditam (e mesmo àqueles que não acreditam) deixo aqui registrado que

domingo, 20 de dezembro de 2009

FONTES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Navegando pela internet, encontrei o site abaixo que se propôs a manter a versão on line do livro Fontes para a Educação Infantil, lançado 2003, pela Fundação Orsa e UNESCO, possibilitando a permanente atualização da versão impressa, além da ampliação das fontes de informação.
Vale a pena dar uma passada por lá e entrar em contato com os dados, textos e idéias sobre o tema.
Por ser bem abrangente, possibilita um conhecimento mais amplo da visão do que é Educação Infantil e de como ela vai caminhando.
http://www.fonteseducacaoinfantil.org.br/









segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

 Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Uma modalidade de ensino que propõe experiências da realidade em pequenos cantos de fantasia e imaginação criados nos espaços da escola, que se fundamenta na capacidade da criança  aprender brincando.
Propondo uma forma diferente de organizar espaço, tempo e materiais, traz possibilidades de, na união da fantasia e realidade, desenvolver aprendizagem.
É na linguagem do jogo simbólico que a criança vai criando referenciais para a vida, lidando com as situações do cotidiano e encontrando soluções para os dessafios que vão surgindo.
Muitas Escolas de Educação Infantile estão investindo nesta modalidade e conseguindo resultados significativos.
Quem tiver interesse em conhecer o Projeto pode visitar os sites abaixo e iniciar suas pesquisas no assunto:

http://www.formaremrede.org.br/v/biblioteca/Avla29_T_did_Cantos.pdf
http://cibersludicos.blogspot.com/2008/07/cantos-de-atividades-diversificadas.html
http://turmadaivonne.blogspot.com/2009/05/canto-de-atividades-diversificadas.html
http://www.uniblog.com.br/prosil/393571/cantos-de-atividades-diversificadas.html
http://www.ibmcomunidade.com.br/KIDSMART/detLeitura.asp?codigo_leitura=8&codigo_idioma=3







quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DEFICIÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Oi e Olá
Continuando o tema do trabalho com a inclusão na educação infantil, destacamos que a deficiência física não é limitadora em termos de aprendizagem intelectual, mas pode representar limitações em termos de movimento e locomoção, dependendo do nível de comprometimento físico.
Saber lidar com estas particularidades é dever de todo educador.
Pesquisar é o caminho. Leiam algumas dicas seguindo os links abaixo:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf
http://www.cds.ufsc.br/pet/SEF2008/anais/trabalhos/poster/pati.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbee/v15n1/09.pdf
http://www.prgo.mpf.gov.br/cartilha_acesso_deficientes.pdf


Árvore de Natal

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

DEZEMBRO... MÊS DO NATAL, MÊS DA CONFRATERNIZAÇÃO

Boa Noite
O trabalho na escola, no mês de Dezembro, é caracterizado pelo planejamento de atividades que englobam dois temas que se entrelaçam: Natal e Confraternização do Final do Ano Letivo.
É muito comum preparar atividades que propiciem o encontro das crianças, e porque não dizer também dos adultos, embasados nos princípios da fraternidade, da troca, do amor. E presentear é uma das principais formas de representação destes princípios.
Mas presentear não é apenas dar presentes.
É dar uma atenção especial, é dar carinho a alguém.
É propiciar alegria, propiciar momentos de felicidade e satisfação para outra pessoa.
É lembrar que o outro também precisa ser cuidado, precisa ser amado, precisa ser reconhecido em seu valor humano.
Este é o espírito do Natal que precisa ser cultivado em nossas escolas, desde a mais tenra infância.
Nossas crianças precisam ser amadas, assim como precisam exercitar o amor no convívio com as outras pessoas.
Trabalhar o verdadeiro sentido do Natal e propiciar oportunidades do exercício do amor, da tolerância e da compreensão é fundamental para criarmos um mundo melhor.
Exemplos de projetos que podem ser vivenciados na escola:
http://wata-eh-legal.blogspot.com/2007/11/natal-projeo-educao-infantil-i.html
http://bancodeatividades.blogspot.com/2009/11/projeto-natal-para-educacao-infantil.html
http://www.lasalle.edu.br/canoas/noticia.php?id=680
http://www.santacecilia.com.br/scnovo/scNoticias.asp?boxKey=557¬iciaKey=238332


Feliz Natal