sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: FALTA DE LIMITES, DE VALORES, DE ÉTICA?

recados orkut

A relação entre a violência e a cultura da vaidade, foi a abordagem utilizada pelo professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Yves de La Taille, para analisar a questão da violência na escola.
Alguns pressupostos foram apresentados, por ele, como embasamento a esta abordagem que merecem aqui um destaque, como pontos de reflexão para nós educadores, no sentido de analisarmos a nossa prática e desenvolvermos estratégias mais eficazes no combate à violência:
  • há uma tendência para encarar a violência como uma questão patológica;
  • ao generalizar a violência corre-se o risco de naturalizá-la;
  • não se deve esquecer que a moral e ética são ferramentas que tem o papel de se antecipar à violência;
  • é preciso que a educação elabore estratégias de educação moral e formação ética;
  • na cultura da vaidade se valorizam representações de si vazias e heterônomas;
  • em tal cultura, subjulgar o outro pode ser um fator de identidade e de orgulho;
  • o respeito moral depende do respeito de si mesmo;
  • é necessário opor a uma cultura de vaidade uma cultura de autorrespeito.
Todos que trabalham com educação sabem o quanto, cada dia mais, está difícil lidar com a agressividade das crianças e dos adultos também.
Com certeza, a abordagem apresentada pelo professor Yves, não dá conta da totalidade dos casos de violência, contudo, acredito que os aspectos levantados por ele, merecem ser estudados e analisados.
recado para orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário