Estive navegando por aí, meio que sem rumo, quando deparei com sites sobre Educação Infantil e Alfabetização que me fizeram repensar alguns conceitos já irraigados no mundo educacional.
Realmente, este é um tema o qual tem provocado muita controvérsia e que não tem caminhado para nenhuma conclusão.
Muitos acreditam que trabalhar com alfabetização na educação infantil é antecipar, desnecessariamente, uma fase de aprendizagem que se coloca em oposição ao tempo do brincar, do experienciar o lúdico, do vivenciar o prazer do aprender.
Estes são aqueles que encaram a alfabetização como um trabalho sistemático com a escrita alfabética.
Aqueles que entendem a alfabetização como um processo que se estende a todos os níveis da vida social, conseguem perceber que ela não se limita à leitura e à escrita, já que a criança comunica-se não só por meio de palavras, mas também de sons, gestos e ações, tornando o trabalho com a alfabetização possível de ser realizado.
Estes não enxergam barreiras em trabalhar alfabetização na Educação Infantil, pois sabem pensar em estratégias que permitam o contato da criança com todas as formas de linguagem, inclusive a escrita, que não sejam sistemáticas e sim criativas.
Particularmente, acredito que a chave para esta questão é realmente a forma de como trabalhar a alfabetização, pois muitos professores ainda recorrem a uma metodologia arcaica: a do repetir, copiar e memorizar; uma metodologia carente do experimentar, do explorar, do descobrir e do criar, tão naturais no mundo infantil. Esquecem que a criança está inserida num mundo repleto de estímulos de toda forma de linguagem, inclusive a escrita.
É preciso olhar, verdadeiramente, para as crianças. Observar como elas aprendem, como elas interagem neste mundo real, vivo, estimulante. Somente, assim, o professor terá condições de proporcionar oportunidades de convívio com a leitura e a escrita de forma criativa, trabalhando com eficiência a alfabetização em seu nível mais abrangente.
Se você se interessar mais por este assunto,
vão aí, algumas dicas de sites:
Este é um assunto que vale a pena ser
estudado, pensado, repensado e discutido.


Nenhum comentário:
Postar um comentário