segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS



Estamos nos aproximando do mês em que se comemora o dia da criança.
Recentemente deparei com a informação de que este dia, no Brasil, foi "inventado" por um político na década de 20, sendo o dia 12 de outubro oficializado por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Sabe-se que muitos países comemoram o dia das crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o Dia Universal das Crianças, porque nessa data é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.
Como vivemos numa sociedade altamente consumista, embalados por uma mídia muito bem articulada,estamos todos induzidos a demonstrar nosso carinho e atenção pelas crianças através de presentes.
Logicamente, presentear, ou não, não é o cerne da questão.
A reflexão deve ser encaminhada no sentido de percebermos que as crianças precisam muito mais do que presentes.
Retomando o contido na Declaração dos Direitos das Crianças, na qual estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento, podemos perceber o quanto nossa sociedade está longe de atingir esta meta e que precisamos, todos juntos, encontrar um caminho que conduza a ações verdadeiras que promovam o cuidado das crianças seja qual for a sua classe social.
E o caminho é a educação.
Investir na educação, tanto para um atendimento educacional de qualidade para as crianças, quanto para o despertar da sociedade, resultará em respostas para a busca de uma vida mais digna para todas as crianças do nosso país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário