De alguns anos para cá, nesta época, as escolas vivem um clima de incertezas em relação à comemoração do dia das mães.
Algumas ainda mantem a tradição e fazem festas comemorativas para as mães. Outras, pensando na realidade das famílias e em como elas são estruturadas na atualidade, optam por não comemorar esta data levando em conta, também, os sentimentos das crianças que não possuem mãe, seja por fatalidade seja por terem sido abandonadas por elas, e não saberiam a quem homenagear.
Não é o objetivo desta postagem criticar a atitude das escolas ou dizer a elas o que devem fazer, pois questões relacionadas à tradição e crenças das pessoas levam muito tempo para serem repensadas e modificadas. Porém é preciso que a escola reflita em relação ao seu papel formador, revendo os interesses embutidos no estabelecimento destas datas específicas para comemorar seja lá o que for.
Sim...É função da escola contribuir para o fortalecimento da idéia de família. Mas... de todos os tipos de família que atendem a todas as crianças que lá estudam.
Sim...É importante lembrar e valorizar a pessoa que cuida da criança, que a educa, que dá carinho e amor para esta criança.
Mas...É preciso lembrar que esta pessoa nem sempre é a mãe da criança e que nem sempre é fácil para a criança lidar com esta realidade.
Por esta razão acredito que a escola, pensando sempre no bem estar da criança, deva fazer um trabalho que fortaleça a relação familiar, não importando a forma como ela é constituída, pois assim, valorizando esta relação, estará colaborando com a integração da criança a sua realidade.
E para fazer este trabalho não é preciso esperar uma data específica.


Nenhum comentário:
Postar um comentário