quinta-feira, 4 de junho de 2009

AGORA, NÃO SEI O QUE FAZER!!!


São muitas as teorias pedagógicas e as metodologias que aparecem e desaparecem com uma facilidade incrível.
Algumas são mais revolucionárias do que outras, mas todas apontam para a palavra chave "mudança".
Toda idéia de mudança vem acompanhada por uma sensação de perda. Perder o que é conhecido, rotineiro causa apreensão. Você fica sem saber se vai dar certo, se vai ser proveitoso, se vai ser prazeiroso.
Isto nos deixa em estado de ansiedade e a primeira coisa que nos vem a mente é "Agora,não sei o que fazer! Mudo ou permaneço como estava?"
Mudar, às vezes, significa apenas seguir a "moda".
Permanecer, às vezes, significa não encontrar novos caminhos para enfrentar as dificuldades.
Então, o que fazer?
Acredito que a experiência de cada um pode ajudar a unir o "novo" com o "antigo".
Dizer que tudo que é novo é bom e tudo que é antigo é ruim é uma grande mentira.
Contudo o inverso também é verdadeiro.
Nem tudo que é antigo é bom e nem tudo que é novo é ruim.
O que vai guiar o educador nesta decisão é o seu compromisso ético profissional com a Educação e com os principais beneficiários do seu trabalho "AS CRIANÇAS".
Toda decisão a ser tomada deve levar em conta o aprendizado e o bem-estar das crianças.
Saber que o mundo é mudança constante que conduz a humanidade para frente e não refletir sobre a metodologia empregada no trabalho com as crianças, seria condenar a Educação ao marasmo do mesmismo e permitir que a escola continue a afastar as crianças.
Mídia, tecnologia, o mundo da informação está aí para todos.
A escola não pode fugir desta realidade.
Não podemos nos esconder atrás do medo pelo desconhecido.
Educação é a busca pela descoberta e como na fala de Leo Buscaglia:

"Como professores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação."



Nenhum comentário:

Postar um comentário