Embrenhando-me em pesquisas na área da neuropsicologia, entrei em contato com o termo "funções executivas" e, leiga no assunto, procurei a definição para entender melhor o conceito que representa.
Descobri que as funções relacionadas aos componentes cognitivos têm sido nomeadas de funções executivas e estão relacionadas, de forma geral, à capacidade do sujeito na realização de ações voluntárias, independentes, autônomas, auto-organizadas e orientadas para metas específicas.
Elas estão entre os aspectos mais complexos da cognição e envolvem seleção de informações, integração de informações atuais com informações previamente memorizadas, planejamento, monitoramento e flexibilidade cognitiva, sendo que se desenvolvem, principalmente, nos primeiros anos de vida e quando houver falhas neste desenvolvimento haverá problemas de planejamento, organização, manejo do tempo, memória e controle de emoções.
É um conceito novo que remete diretamente ao trabalho com a Educação Infantil, elucidando algumas dificuldades encontradas no desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
É de grande valia aprofundar-se nas pesquisas sobre o assunto para ajudarmos as crianças e superarem as suas dificuldades e desenvolvermos um trabalho melhor e mais eficiente. Sem informação e conhecimento não conseguiremos avaliar as dificuldades e encaminhá-las para a sua superação.
Nem tudo precisa ser encaminhado para um especialista. Em alguns casos, a utilização de estratégias adequadas, pelo professor, pode surtir um grande efeito.
Sugestão de sites para pesquisa:
http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712007000100007&lng=pt&nrm=iso
http://www.comportamentoinfantil.com/artigos/funcoesexecutivas.htm
http://www.cerebromente.org.br/n17/mente/brain-development_p.htm
http://www.scribd.com/doc/7962530/Avaliacao-Neuropsicologica-Das-Funcoes-Executivas-e-Relacao-Com-Desatencao-e-Hiperatividade


Nenhum comentário:
Postar um comentário