Hoje é Feriado! O que se comemora?
Muitas pessoas dirão que não sabem. Algumas pessoas dirão que não importa, que o importante é ser feriado. Outras saberão responder que hoje é o dia da "Consciência Negra". Mas qual o real significado deste dia?
É interessante pensar que seja nescessário que as pessoas parem um dia para refletirem sobre "consciência", "preconceito", "o direito da igualdade de oportunidades", "diversidade". Estes princípios já não deveria fazer parte do dia a dia de cada um de nós? As nossas ações não deveriam ser o reflexos destes princípios?
Parece que, infelizmente, ainda não conseguimos chegar a este nível.
Por esta razão nós, educadores, temos a obrigação de entender o papel fundamental do nosso trabalho para que esta realidade seja transformada.
E é na educação infantil que se deve iniciar o trabalho de conscientização sobre estas questões. As crianças pequenas convivem melhor com as diferenças que os adultos. É a melhor fase para se entender que a diversidade faz parte da vida e convivendo com ela é que nós aprendemos mais e nos tornamos mais humanos.
Algumas dicas de sites para ampliar a reflexão sobre o dia de hoje.
http://www.palmares.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=498
http://www.diarioon.com.br/arquivo/4234/cidade/cidade-39714.htm
http://www.segundocoloquioafricano.ufjf.br/aretuza.pdf
http://www.efdeportes.com/efd119/historia-e-cultura-afro-brasileira-alguns-subsidios.htm


Nenhum comentário:
Postar um comentário