quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Oi e Olá
Navegando por um site de filosofia encontrei referências sobre o trabalho com filosofia na educação infantil e achei interessante dedicar uma postagem a este assunto.
O tema Filosofia para Crianças não é novo para mim, pois já participei de palestras e cursos na época em que estava em sala de aula. Até mesmo me aventurei em experiências na área com os alunos de turmas do ensino fundamental e o resultado foi gratificante.
Alguns professores indicam, como maior dificuldade para desenvolver a aprendizagem, fazer o aluno pensar. O trabalho com a filosofia oferece possibilidades de estratégias que, aliadas a temas do interesse dos alunos, superam esta dificuldade.
O que me chamou mais atenção foi relacionar filosofia com educação infantil. Foi pensar em trabalhar com temas e habilidades filosóficas, como uma forma de educação para o pensar, incentivando uma cultura do pensamento, desde suas primeiras experiências escolares.
É fácil imaginar a relevância deste trabalho no processo de formação da consciência de si e do mundo em volta da criança.
Este é um grande desafio. Conhecer e aplicar dinâmicas de conversação filosófica, que permitam abordar questões de fundo contidas nas perguntas do cotidiano das crianças, requer um estudo aprofundado de técnicas de intervenção para desequilibrar as conversações na direção de um diálogo entre emoções e razões. Contudo, vale a pena trilhar este caminho como comprovam os trabalhos realizados nesta área com resultados excelentes.
Abaixo sugestões de alguns sites que podem ajudar os interessados a conhecerem e desenvolverem seu trabalho nesta linha. Eu recomendo.
http://www.faced.ufu.br/antigo/eventos/A%20Filosofia%20Aplicada%20A%20Educacao%20Infantil/FOLDER4_FINAL.pdf
http://www.cbfc.org.br/folhaphi.asp?passos=Texto&ID=10&Tipo=7
http://www.nuep.org.br/jor001.php?jor=156

Boa Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário