A palestra de encerramento foi "Mudanças na educação: o tradicional e o novo", retomando o tema central do Congresso, com o Professor Gabriel Perissé.
Eu já havia tido oportunidade de assitir, em outras ocasiões, a palestras deste professor e com certeza ele continua cada vez melhor, tanto no carisma e na forma descontraída de fazer a sua apresentação quanto nas idéias e reflexões que traz para os participantes.
A idéia que me marcou mais e que me levou a repensar estes aspectos é a imagem da criança no pensamento de NIETZSCHE, em relação às três metamorfoses do espírito, conforme citação:"Vou dizer-vos as três metamorfoses do espírito: como o espírito se muda em camelo, e o camelo em leão, e o leão, finalmente, em criança."
Vamos pensar. O que a criança representa?
Idéia de possibilidades de transformação, de mudança, de capacidade, de aprendizagem, de criatividade, de descobertas, de evolução. Também conhecimento, cultura, tradição e continuidade.
Assim, se relacionarmos a idéia de educação com a idéia de criança teremos todas as respostas que precisamos e não será mais necessário catalogar metodologias ou concepções pedagógicas, pois temos, ali bem a nossa frente o indicador presente do que a educação deve ser: CRIANÇA.

Nenhum comentário:
Postar um comentário