Todos os estudos referentes ao trabalho com a imagem demostram o quanto é imprescindível abordar as diversas formas de expressão artística das artes visuais.
Encontrei no site http://www.alb.com.br/cole06/semin/013_eduinfantil.asp, referências que acredito ser interessante reproduzir, aqui, como porta de entrada para uma reflexão mais profunda do tema.
São apenas alguns trechos da sinopse do V Seminário “Linguagens em Educação Infantil” - Abaixo as armadilhas: pelo direito à leitura e ao lúdico para todas as crianças coordenado por Ana Lúcia Goulart de Faria (GEPEDISC - FE-UNICAMP). Quem quiser fazer a leitura completa é só acessar o site indicado.
Segue para leitura:
"Machado de Assis já tinha feito referência (dito por “uma criança” In Uns braços, 1885) à “linguagem sem palavras que todos trazemos conosco”. Nosso seminário aqui no Cole tem sempre priorizado a reflexão destas linguagens sem palavras, também machadianamente já que “o menino é o pai do homem” (Memórias Póstumas de Braz Cubas, 1881). Os livros ilustrados, a iconografia, as imagens, a fotografia interessam a tanta gente e não apenas às crianças que ainda não lêem nem escrevem com as letras. Assim como o lúdico é uma dimensão humana e não apenas infantil..."
"No Seminário “linguagens na educação infantil” onde sempre damos ênfase às crianças que freqüentam a primeira etapa da educação básica em creches e pré-escolas, nesta sua quinta edição, estaremos de olho na criança de 6 anos,vigilantes para que não caia em armadilhas e não abra mão do seu direito ao lúdico, à arte, ao prazer da leitura e da escrita sem e com as letras. Para isso, nosso seminário este ano vai trazer contribuições nestas áreas para a formação docente da pequena infância..."
"A pergunta deste ano será: qual é o saber profissional que deve ser agregado à atual formação das professoras de criança de 0-10 anos? Com uma densa formação teórica capaz de dar conta de uma profícua reflexão sobre a prática propomos neste Cole agregar com Roberto Frabetti a discussão da nossa teatralidade, a construção do alfabeto teatral das professoras e, sem dar aulas, levar as crianças desde bem pequenas a manifestar a sua garatuja teatral, sua corporalidade estética em movimento..."
"Porque, de fato,se as palavras são as coisas, com a linguagem das coisas também se podem fazer metáforas. A metáfora permite, justamente, viajar no espaço e no tempo por analogias sensíveis.Minha poesia visual é feita de correspondências que dão como resultado a surpresa da imagem ou do objeto - Joan Brossa, catalão,1950..."
"Os professores e as professoras de todos os níveis de ensino e de educação estão comprometidos com o conhecimento. Assim as docentes (com, ou ainda sem diploma) que atuam nas creches e pré-escolas encontram no COLE momento de estudo e reflexão sobre sua prática pedagógica e a construção/re-construção de conhecimento.O nosso seminário “Linguagens na educação infantil” tem priorizado estudos não convencionais das inúmeras manifestações infantis para além das manifestações gráficas bidimensionais em mesa-cadeira, com lápis-papel tão difundidas no meio escolar. Para quebrar as armadilhas que nos colocaram para enfrentar o falso dilema de alfabetizar ou não na educação infantil, primeira etapa da educação básica, e se a criança de 6 anos ganha ou perde se está na primeira série, nosso V seminário, festejando a vitória do movimento social e a aprovação da inclusão das crianças de 0 a 3 anos no Fundeb, sem antagonizar a cultura lúdica e as culturas da escrita na formação docente, vai discutir a produção das culturas infantis e as condições de produção colocadas pelas docentes a disposição das crianças que freqüentam creches e pré-escolas. Desejável se torna portanto, destacar o uso de material sonoro, fotográfico, digital, oral, verbal, gestual, corporal, matérico e as “garatujas teatrais”, alem do usual material gráfico (que no entanto, serão bem-vindas as recentes novidades do momento).Assim, escapando das armadilhas e mirando uma pedagogia da infância de 0 a 10 anos de idade, dar-se-á oportunidade para responder as duas perguntas feitas no final do último e do penúltimo COLE pelo nosso seminário em relação as diversas formas de comunicação e de expressão infantis: o que nós docentes aprendemos com as crianças hoje? Como e com o que as crianças mais se divertiram?"


Nenhum comentário:
Postar um comentário