Este é o título do Congresso, organizado pelo Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo - SINPEEM do qual sou filiada, que participarei a partir de amanhã até sexta-feira.
Serão quatro dias de imersão em palestras sobre a educação tendo como pano de fundo este tema. Participar de um Congresso para um profissional de qualquer área é uma rica oportunidade de, abarcando informações, refletir sobre a sua prática e melhorar a qualidade do seu desempenho.
Ao entrar em contato com o tema do Congresso, comecei a pensar na divisão estabelecida, pelos profissionais da educação, a estes dois aspectos "tradicional" e "novo" e fiquei a imaginar o porquê da necesssidade de, frequentemente, separá-los em dois grupos antagônicos. Será que, na prática, já não se evidenciou que estes dois aspectos caminham e devem caminhar juntos? Será que ainda existe a crença que as estratégias de ensino-aprendizagem precisam ser catalogadas em determinadas correntes pedagógicas para surtirem algum resultado positivo? Será que não seria uma boa mudança se pudéssemos unir estes dois aspectos e aproveitar o que cada um deles tem de positivo para melhorarmos a qualidade do nosso trabalho?
Não sei como este tema será conduzido no Congresso, mas espero que o rumo siga em direção a criar um elo entre o "tradicional" e o "novo".


Nenhum comentário:
Postar um comentário