sexta-feira, 31 de julho de 2009

TRANSTORNOS DA LINGUAGEM

textos grandes

Infelizmente, ainda hoje, circulam entre os educadores algumas concepções inadequadas e até mesmo incorretas sobre o assunto, inviabilizando uma atuação mais eficiente e de melhor qualidade no trabalho de desenvolvimento da linguagem da criança.
Acredito ser um passo importante começar por entender o que são transtornos de linguagem para depois poder planejar a ação preventiva e terapêutica das dificuldades das crianças.
Transtornos de linguagem são alterações de linguagem causadas por problemas emocionais ou sociais, défict cognitivo, deficiências auditivas, atrasos de desenvolvimento, problemas nos sistemas neurológico ou motor, alterações psicológicas que produzem desvios nos padrões normais da linguagem.
Alguns podem ser tratados por meio de ações estratégicas específicas em sala de aula. Outros requerem o acompanhamento de um tratamento especializado. Contudo, todos podem e devem ser tratados e aqueles que não têm cura podem ser amenizados, minimizando os efeitos no desenvolvimento da criança e em sua vida futura.

O importante é se concientizar que é na escola que a maioria deles são detectados, o que aumenta em muito a responsabilidade do professor em termos de construir o seu conhecimento e atuar de forma a prevenir e identificar essas dificuldades das crianças.
Para informações mais detalhadas acesse os sites abaixo:
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=47&art=270
http://www.psicopedagogia.com.br/atuacao/disturbios/alguns.shtml
http://sites.google.com/site/marciocandiani/transtornos-da-linguagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário