segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A FALA PROPRIAMENTE DITA

mensagens momentos magicos

Na educação, em termos de desenvolvimento da linguagem, deve-se partir da fala e dos seus possíveis distúrbios, para depois pensar na escrita. Este é o processo lógico do desenvolvimento da linguagem. A criança primeiro se expressa oralmente, desenvolve a sua capacidade oral, para depois representar a fala por meio de símbolos gráficos ou símbolos de uma outra natureza.

Esta questão nos remete ao trabalho, na educação infantil, com a linguagem oral.
É lá nos primeiros meses e anos da vida da criança, no desenvolvimento de sua fase oral, que se encontra a base para todo o processo de aquisição e domínio da linguagem.

O professor de Educação Infantil deve ter um cuidado e uma atenção toda especial no momento do seu planejamento para, em suas estratégias, privilegiar o trabalho com a linguagem oral. Para tanto, o conhecimento do sistema fonológico da língua e dos estágios de desenvolvimento da linguagem são fundamentais para este planejamento.

Durante o Curso, mencionado na postagem do dia 25/07/09, a Profª Neide Esperidião apresentou um quadro sobre os ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, o qual reproduzo abaixo, pois acredito ser o ponto de partida para o estudo dos professores:



Gifs e Recados para Orkut Gratis !


Nenhum comentário:

Postar um comentário