quinta-feira, 6 de agosto de 2009

DISLALIA



Para quem quiser continuar pesquisando as dificuldades da linguagem oral, pode se deter um pouco mais no estudo das dislalias.

Passando pelo site http://www.bhonline.com.br/marta/dislalias.htm, encontrei as seguintes informações:

Dislalia é um transtorno ou alteração na articulação dos fonemas ou sons: seja porque se omitem alguns deles ou porque se substituem por outros.

Tipos:

Dislalia evolutiva: própria do desenvolvimento evolutivo da criança. Se considera dentro do normal, pois a criança está em processo de aquisição da linguagem e os erros serão corrigido progressivamente.

Dislalia funcional: não se encontra causa física nem orgânica nessas alterações de articulação. Pode-se cometer diferentes tipos de erros: de substituição (substituir um fonema por outro), de omissão (não pronunciá-lo), de inversão (trocá-lo pelo seguinte) e de distorção.

Dislalia audiógena: a alteração na articulação de fonemas ocorre por causa de deficiência auditiva.
Dislalia orgânica: a causa pode estar nos órgãos da fala (disglosias) ou por uma lesão cerebral (disartrias)

É necessário um acompanhamento conjunto de fonoaudiólogo e psicólogo, mas a participação dos pais e da escola é primordial na prevenção, identificação e tratamento dos problemas.

Assistindo aos vídeos abaixo pode-se ter uma idéia melhor do assunto:












Um comentário:

  1. adorei o video colocados ta bem legal esse bolg qualquer hora dessas passo dinovo
    sou estudante de pedagogia e professora de educação infantil no maranhão.
    vou deixa meu email e o meu blog passe lá para vizitar bjs dada.rolim@hotmail.com /http://danika-girls.blogspot.com/

    ResponderExcluir