Quando me colocaram esta questão me dei conta de que não havia pensado muito neste assunto.
Qual a diferença entre problema e exercício?
O termo "problema", em educação, parece estar mais relacionado à área da Matemática e o termo "exercício" com as demais áreas.
Contudo se pensarmos no significado mais abrangente da palavra "problema" chegamos à idéia de "dificuldade, algo que não sabemos como resolver, mas que precisamos encontrar uma solução". Se continuarmos nesta linha de pensamento, podemos afirmar que alguns exercícios, dependendo da forma em que são apresentados, podem ser também um problema.
"Exercício" se relaciona com "exercitar". Ora, só podemos exercitar aquilo que sabemos, portanto podemos concluir que o exercício está mais ligado à idéia de fixação de algo que aprendemos. Tanto exercitamos que aprimoramos o nosso fazer.
Assim, é importante analisarmos a função de cada um destes instrumentos da ação educativa, para escolhermos o melhor momento de usá-los e obtermos melhores resultados no trabalho pedagógico com nossas crianças.
Na relação ensino-aprendizagem é dever do professor propor problemas que representem desafios a serem vencidos pelas crianças, assim como é seu dever mediar esta busca das crianças pelas soluções, intervindo de forma a desenvolver a capacidade do raciocínio lógico, bem como incentivando o gosto pela busca como forma de aprendizagem. Também é seu dever propiciar oportunidades para as crianças exercitarem as habilidades desenvolvidas no processo de aprendizagem.
A escolha entre estes dois instrumentos de aprendizagem dependerá do objetivo a ser atingido.
No livro "A solução de problemas - aprender a resolver, resolver para aprender" de Juan Ignácio Pozo (organizador), encontramos idéias muito interessantes sobre o assunto que valem a pena ser analisados. Eu recomendo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário