Estivemos falando sobre a necessidade do professor planejar atividades que levem a criança a pensar. Contudo não podemos esquecer que também é necessário a criança aprender a sentir.
O trabalho do professor, ao planejar as atividades a serem desenvolvidas pela criança, pode representar uma porta de entrada para o mundo da arte, transformando o olhar da criança, criando possibilidades de expressão artística e cultural, desenvolvendo sua sensibilidade e criatividade.
Trabalhar o mesmo material com diferentes linguagens é um bom caminho. Começar pela música é sempre boa idéia. Material é o que não falta. É só pesquisar.
Só para ter uma idéia... AQUARELA (Toquinho)
A PALAVRA:
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,
e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo.
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
e se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva.
Se um pinguinho de tinta, cair num pedacinho azul do papel,
num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu.
Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul,
vou com ela viajando no Havaí, Pequim ou Istambul.
Pinto um barco à vela branco, navegando,
aponta o céu e o mar num beijo azul;
entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa grená,
tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar.
Basta imaginar e ele está partindo, sereno indo,
e se a gente quiser, ele vai pousar...
e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo.
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
e se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva.
Se um pinguinho de tinta, cair num pedacinho azul do papel,
num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu.
Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul,
vou com ela viajando no Havaí, Pequim ou Istambul.
Pinto um barco à vela branco, navegando,
aponta o céu e o mar num beijo azul;
entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa grená,
tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar.
Basta imaginar e ele está partindo, sereno indo,
e se a gente quiser, ele vai pousar...
Numa folha qualquer, eu desenho um navio de partida,
com alguns bons amigos, bebendo de bem com a vida.
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
giro um simples compasso e com um círculo eu faço o mundo.
Um menino caminha e caminhando chega num muro
e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está.
E o futuro, é uma astronave que tentamos pilotar,
não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar,
sem pedir licença muda nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
com alguns bons amigos, bebendo de bem com a vida.
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
giro um simples compasso e com um círculo eu faço o mundo.
Um menino caminha e caminhando chega num muro
e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está.
E o futuro, é uma astronave que tentamos pilotar,
não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar,
sem pedir licença muda nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá;
o fim dela ninguém sabe, nem ao certo, onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela de uma Aquarela
que um dia, enfim, descolorirá...
o fim dela ninguém sabe, nem ao certo, onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela de uma Aquarela
que um dia, enfim, descolorirá...
É só soltar a imaginação e começar a planejar. Muito pode ser feito. Apenas uma idéia...
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/net/esc_engvelhofederacao/aquarela.htm


Nenhum comentário:
Postar um comentário