sábado, 4 de julho de 2009

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Gifs e Recados para Orkut Gratis !


Participei hoje de um seminário ministrado pela Maria Silvia Guimarães Ginde, cujo tema central era a alfabetização científica com enfoque na formação do professor.
Super interessante, trouxe à tona questões que valem a pena comentar e divulgar.
A primeira delas é o próprio conceito de ciência como conhecimento e de que forma o trabalho da escola deve ser eleborado com base nessa premissa.
Partindo do princípio de que na escola se trabalha com o conhecimento científico, passa-se pela importância da aplicação do método científico, objetivando o desenvolvimento do pensamento científico em nossas crianças.
Talvez, inicialmente, se possa intuir que este é um tema que esteja relacionado mais com a educação de crianças mais velhas do que com a educação das crianças de Pré Escola.
Contudo, após refletir com mais cuidado e atenção, é fácil perceber que é na Educação Infantil que se encontra o alicerce de todo o processo de desenvolvimento do conhecimento.
É desde o primeiro contato com a escola que o processo de aprendizagem da criança deve ser elaborado para o desenvolvimento do pensar científico, pois é assim que a criança, estimulada a pensar e vencer desafios, poderá se habituar a resolver problemas como forma de aprender.
Afinal de contas vivemos numa época em que a criança, desde os seus primeiros anos de vida, está em contato com a informação e precisa aprender a transformar esta informação em conhecimento.
Reproduzindo o pensamento da Maria S.G.Ginde:

"Numa sociedade em que se convive com a valorização do conhecimento científico e com a crescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico, à margem do saber científico."

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

Nenhum comentário:

Postar um comentário