Quanto mais eu pesquiso a relação brincar/aprender, mais eu entendo a necessidade do professor planejar o "brincar" nas atividades diárias com as crianças.
A palavra chave é INTENCIONALIDADE. O porquê da atividade, o objetivo da ação, as estratégias para atingir um resultado pretendido definem o planejamento da ação do professor.
Não se pode encarar a brincadeira de forma improvisada, livre, sem intenção.
O professor deve planejar a brincadeira, deve acompanhar o seu desenvolvimento, observar a ação das crianças, brincar com elas, para poder repensar e replanejar.
Caso isso não seja feito a brincadeira será mera diversão, um passatempo.
Brincar é ação pedagógica quando é intencional, quando tem um objetivo claro, proporcionando oportunidade de aprendizagem.
Para saber mais sobre este assunto seguem alguns links:
http://www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/detLeitura.asp?codigo_leitura=97&codigo_idioma=3
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/vamos-brincar-427936.shtml


Apreciei o comentário, brincadeira coisa séria devem ser planejados qual o intuito ddevem ser alcançados.
ResponderExcluir