Neste período inicial do ano letivo as crianças retornam para as escolas depois de um período longo com a família. Muitas delas estão entrando na escola pela primeira vez.
Este período de adaptação ao novo é um período muito delicado para a criança e para a família.
Muitas mães relutam em deixar seus filhos num ambiente escolar que não conhecem.
É imprescindível que cada escola se proponha a planejar um bom acolhimento para todos, principalmente neste período inicial de adaptação.
Conhecer a proposta pedagógica da escola, os objetivos, as concepções e os princípios que regem o trabalho de todos que lá exercem suas atividades é fundamental para os pais se sentirem mais confiantes e passarem esta confiança para as crianças.
Ser bem recebido é um direito de todos.
Alguns textos trazem subsídios para a elaboração do projeto de acolhimento das escolas.
Vale a pena visitar os sites abaixo e entrar em contato com as idéias ali propostas.
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/acolhida-cisele-ortiz.pdf
http://mail.falnatal.com.br:8080/revista_nova/a3_v2/artigo_0.pdf
http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1116229-2216,00.html


Nenhum comentário:
Postar um comentário